Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31754
Title: De aluno a professor: uma aprendizagem contínua
Authors: Jesus, Bruno Filipe Fonseca de 
Orientador: Silva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e
Balsa, José Carlos Coelho
Keywords: Estágio; Mestrado; Ensino; Professor; Turmas; Experiência; Internship; Master's degree; Teacher; Classes; Experience
Issue Date: Jul-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: No âmbito da disciplina Estágio e Relatório, Bruno de Jesus, o autor do presente relatório, Luciana Cardoso e Rui Pedro Soares tiveram a oportunidade de estagiar na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, no ano letivo 2014/2015, sob orientação pedagógica do Dr. José Balsa e orientação científica do Doutor Jaime Carvalho e Silva. O Núcleo de Estágio era constituído pelo professor Dr. José Carlos Balsa e três alunos a frequentar o segundo ano do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. O presente documento tem como objetivo relatar, de forma sucinta, o trabalho realizado, no presente ano letivo, pelo autor no decorrer do Estágio Pedagógico. Ao longo do relatório será feita, resumidamente, a descrição de atividades extra curriculares e prática letiva, que incidiu na disciplina de Matemática no 6º do ensino básico e Matemática A no 12º ano de escolaridade. No final é apresentada uma reflexão pessoal sobre a experiência de lecionar e planear aulas para anos de escolaridade tão diferentes, assim como uma reflexão sobre o trabalho realizado na escola.
In the framework of Internship and Report, Bruno de Jesus, author of this report, Luciana Cardoso and Rui Pedro Soares had the chance of doing internship in "Escola Básica e Secundária Quinta das Flores" throughout the academic year of 2014/2015, under tutoring of Dr. José Carlos Balsa and scientific guidance of Doctor Jaime Carvalho e Silva. The InternshipWorkgroup is formed by the teacher Dr. José Carlos Balsa and three students of the second year of Master's Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle and Secondary Education. This document's purpose is to relate, concisely, the work done by the author in the present academic year in the Internship. In this report can be found descriptions of participation on extracurricular activities, teaching practice, that occurred in the subject of Mathematics in the 6th grade of Elementary School and in the subject of Mathematics A, in the 12th year of education. In the end can be read a personal reflexion about the experience felt by the author on teaching and planing so different classes, as well a reflexion about the work done at the school.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/31754
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Matemática - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_BrunoJesus.pdfTese_BrunoJesus35.86 MBAdobe PDFView/Open
Anexos 1-21,23-28,30.pdfAnexos da Tese_BrunoJesus4.92 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

320
checked on Aug 4, 2022

Download(s) 20

814
checked on Aug 4, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.