Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31650
Title: Gastronomias do Mundo: As Preferências dos Estudantes Internacionais nas Unidades Alimentares da Universidade de Coimbra (2014/2015)
Authors: Neves, Jaime António Pratas
Orientador: Soares, Carmen
Lavrador, Luís
Keywords: Alimentação
Issue Date: 20-Jul-2016
Abstract: O presente relatório resulta da realização de um estágio que teve por base a administração de inquéritos junto da comunidade internacional da Universidade de Coimbra. A finalidade deste trabalho consistiu em perceber as preferências alimentares destes mesmos estudantes, para que os SASUC possam ajustar a sua oferta alimentar das cantinas universitárias aos hábitos adquiridos pelos inquiridos nas suas origens. Estes inquéritos foram realizados no ano letivo 2014/2015, permitindo a elaboração de tabelas com a preferência alimentar dos referidos estudantes, por diferentes nacionalidades, bem como o comentário respectivo, em função dos resultados. Esta investigação implementada, embora pequena em dimensão temporal e de amostra envolvida, permitiu desenvolver competências investigativas que em meu entender são essenciais para que os SASUC possam encontrar e melhorar continuamente uma oferta alimentar direccionada para a comunidade universitária internacional. O tema escolhido para a investigação foi “A Alimentação dos Estudantes Internacionais”. A boa alimentação é fundamental para a promoção da saúde e, quando feita de uma forma adequada, proporciona uma maior satisfação geral, contribuindo para o bem-estar geral necessário ao sucesso do trajeto universitário dos estudantes. O trabalho teve como objetivo geral conhecer os hábitos alimentares e os fatores que os influenciam e baseia-se no comportamento e preferências alimentares da comunidade internacional. A amostra em estudo é não probabilística por conveniência, sendo constituída por 225 inquéritos realizados na Universidade de Coimbra. A fim de realizar a colheita de dados, o instrumento utilizado, para além dos inquéritos realizados, foi a observação natural e participante, assim como a aceitação de algumas sugestões dadas pelos utentes das cantinas e que posteriormente fiz chegar ao chefe de cozinha. Verifiquei que existe uma necessidade de intervenção e melhoria na oferta disponibilizada, pois os inquéritos permitiram, pela primeira vez, perceber e retirar conhecimento em relação à alimentação da comunidade internacional na Universidade de Coimbra através da recolha de dados fornecidos pelos próprios utentes.
Description: Relatório de Estágio em Alimentação - Fontes, Cultura e Sociedade, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Peer review: Yes
URI: http://hdl.handle.net/10316/31650
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.