Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31590
Title: Implementação e validação da oxidabilidade em águas pelo método de fluxo segmentado
Authors: Fonseca, Cindy Domingues 
Orientador: Azenha, Maria Emília
Pereira, Jorge Costa
Keywords: Química; Ambiente; Controlo de qualidade; Permanganato
Issue Date: Jun-2016
Citation: Fonseca, Cindy Domingues / Implementação e validação da oxidabilidade em águas pelo método de fluxo segmentado
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O principal objetivo deste trabalho consistiu na implementação e validação de um novo método para a determinação do índice de permanganato em águas, de forma a, futuramente, poder substituir o atual método titulométrico. Para isso, foi necessário proceder à validação do método, a análise em fluxo contínuo segmentado, para garantir que o mesmo é adequado a esta determinação analítica. Este processo de validação irá culminar com a candidatura à acreditação. Para validar o método da análise do índice de permanganato por fluxo segmentado, foi necessário proceder a diversos estudos do mesmo: validar a gama de trabalho pretendida, avaliar a sua precisão e exatidão e testar a linearidade do mesmo. Um outro aspeto relevante para a validação deste método, consistiu em fazer a comparação com o método usado para a determinação deste parâmetro, a titulação, que é um método já implementado e acreditado. Esta comparação é extremamente importante pois, se, estatisticamente, os resultados do novo método forem equivalentes aos do método já implementado, então é possível aplicar esta nova metodologia num futuro próximo. Todos os resultados têm associados a si uma incerteza. Neste trabalho foram ainda efetuadas as estimativas das incertezas associadas aos métodos de determinação do índice de permanganato, através da aplicação da norma recentemente criada para este efeito: Norma ISO 11352:2012. Os resultados obtidos permitem chegar à conclusão de que é possível implementar o novo método de análise para a determinação do índice de permanganato, facilitando o trabalho de rotina no laboratório, devido à sua automatização. Palavras-chave: Índice de permanganato, Fluxo segmentado, Controlo de Qualidade, Incerteza, Validação, Comparação de métodos.
Description: Dissertação de Mestrado em Química apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31590
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Química - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DM Cindy Fonseca.pdf4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

587
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

2,121
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.