Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31489
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixinho, Ana Teresa-
dc.contributor.authorMarques, Inês Fonseca-
dc.date.accessioned2016-07-03T13:16:26Z-
dc.date.available2016-07-03T13:16:26Z-
dc.date.issued2016-07-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/31489-
dc.description.abstractConsiderando que todos os textos jornalísticos são narrativas e que a personagem é uma das categorias centrais do texto narrativo, o presente trabalho pretende, através do cruzamento entre os Estudos Narrativos e as Ciências da Comunicação, contribuir para o estudo da personagem em narrativas jornalísticas digitais. Para tal, recorre-se ao confronto entre a bibliografia e um estudo de caso, com um corpus constituído por três séries de reportagens digitais, de três órgãos de comunicação social portugueses: Público, Expresso e Rádio Renascença. Num primeiro momento, apresentamos o estado da arte, em que é feita a primeira abordagem ao tema do trabalho, articulando a teoria da personagem com as questões relacionadas com o ambiente digital. De seguida, é teorizada a personagem na narrativa jornalística, com base nas teorias construtivistas do jornalismo e na adaptação das teorias sobre a personagem ficcional, definindo-se aí que “a personagem jornalística é qualquer figura – individual ou coletiva – constante de uma narrativa jornalística, ao serviço de objetivos informativos e comunicacionais, construída de acordo com uma seleção de caraterísticas de uma pessoa com existência empírica”. Posteriormente, a narrativa e, mais precisamente, a reportagem, é caraterizada em ambiente digital, identificando-se o que é que a personagem pode ganhar ao ser construída nesse contexto, tirando partido, essencialmente, das caraterísticas inerentes a esse meio: hipertextualidade, não-linearidade, interatividade, convergência, multiplataforma, transmedialidade, imersão e multimodalidade. Antes de se concluir, são apresentados os resultados do estudo de caso, bem como o modelo de análise de personagens jornalísticas criado para analisar o corpus, que cruza os modelos de análise de personagens ficcionais com as técnicas de análise dos media, nomeadamente a análise de conteúdo e a análise do discurso.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectPersonagem jornalísticapor
dc.subjectReportagempor
dc.subjectNarrativa Digitalpor
dc.subjectJornalismo Digitalpor
dc.titleA Construção da Personagem nas Narrativas do Jornalismo Digitalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0001-7079-3710-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4533-7921-
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
Show simple item record

Page view(s) 50

413
checked on Oct 8, 2021

Download(s) 50

392
checked on Oct 8, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.