Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31489
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixinho, Ana Teresa-
dc.contributor.authorMarques, Inês Fonseca-
dc.date.accessioned2016-07-03T13:16:26Z-
dc.date.available2016-07-03T13:16:26Z-
dc.date.issued2016-07-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31489-
dc.description.abstractConsiderando que todos os textos jornalísticos são narrativas e que a personagem é uma das categorias centrais do texto narrativo, o presente trabalho pretende, através do cruzamento entre os Estudos Narrativos e as Ciências da Comunicação, contribuir para o estudo da personagem em narrativas jornalísticas digitais. Para tal, recorre-se ao confronto entre a bibliografia e um estudo de caso, com um corpus constituído por três séries de reportagens digitais, de três órgãos de comunicação social portugueses: Público, Expresso e Rádio Renascença. Num primeiro momento, apresentamos o estado da arte, em que é feita a primeira abordagem ao tema do trabalho, articulando a teoria da personagem com as questões relacionadas com o ambiente digital. De seguida, é teorizada a personagem na narrativa jornalística, com base nas teorias construtivistas do jornalismo e na adaptação das teorias sobre a personagem ficcional, definindo-se aí que “a personagem jornalística é qualquer figura – individual ou coletiva – constante de uma narrativa jornalística, ao serviço de objetivos informativos e comunicacionais, construída de acordo com uma seleção de caraterísticas de uma pessoa com existência empírica”. Posteriormente, a narrativa e, mais precisamente, a reportagem, é caraterizada em ambiente digital, identificando-se o que é que a personagem pode ganhar ao ser construída nesse contexto, tirando partido, essencialmente, das caraterísticas inerentes a esse meio: hipertextualidade, não-linearidade, interatividade, convergência, multiplataforma, transmedialidade, imersão e multimodalidade. Antes de se concluir, são apresentados os resultados do estudo de caso, bem como o modelo de análise de personagens jornalísticas criado para analisar o corpus, que cruza os modelos de análise de personagens ficcionais com as técnicas de análise dos media, nomeadamente a análise de conteúdo e a análise do discurso.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectPersonagem jornalísticapor
dc.subjectReportagempor
dc.subjectNarrativa Digitalpor
dc.subjectJornalismo Digitalpor
dc.titleA Construção da Personagem nas Narrativas do Jornalismo Digitalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4533-7921-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0001-7079-3710-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.