Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31489
Title: A Construção da Personagem nas Narrativas do Jornalismo Digital
Authors: Marques, Inês Fonseca 
Orientador: Peixinho, Ana Teresa
Keywords: Personagem; Personagem jornalística; Reportagem; Narrativa Digital; Jornalismo Digital
Issue Date: 3-Jul-2016
Abstract: Considerando que todos os textos jornalísticos são narrativas e que a personagem é uma das categorias centrais do texto narrativo, o presente trabalho pretende, através do cruzamento entre os Estudos Narrativos e as Ciências da Comunicação, contribuir para o estudo da personagem em narrativas jornalísticas digitais. Para tal, recorre-se ao confronto entre a bibliografia e um estudo de caso, com um corpus constituído por três séries de reportagens digitais, de três órgãos de comunicação social portugueses: Público, Expresso e Rádio Renascença. Num primeiro momento, apresentamos o estado da arte, em que é feita a primeira abordagem ao tema do trabalho, articulando a teoria da personagem com as questões relacionadas com o ambiente digital. De seguida, é teorizada a personagem na narrativa jornalística, com base nas teorias construtivistas do jornalismo e na adaptação das teorias sobre a personagem ficcional, definindo-se aí que “a personagem jornalística é qualquer figura – individual ou coletiva – constante de uma narrativa jornalística, ao serviço de objetivos informativos e comunicacionais, construída de acordo com uma seleção de caraterísticas de uma pessoa com existência empírica”. Posteriormente, a narrativa e, mais precisamente, a reportagem, é caraterizada em ambiente digital, identificando-se o que é que a personagem pode ganhar ao ser construída nesse contexto, tirando partido, essencialmente, das caraterísticas inerentes a esse meio: hipertextualidade, não-linearidade, interatividade, convergência, multiplataforma, transmedialidade, imersão e multimodalidade. Antes de se concluir, são apresentados os resultados do estudo de caso, bem como o modelo de análise de personagens jornalísticas criado para analisar o corpus, que cruza os modelos de análise de personagens ficcionais com as técnicas de análise dos media, nomeadamente a análise de conteúdo e a análise do discurso.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31489
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

576
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

549
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.