Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30905
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3 de Anadia, com a turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
Autor: Bandeira, Luís Gonçalo Marques 
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Palavras-chave: Síndrome de Down; Estilos de ensino; Prática pedagógica
Data: 2015
Citação: Bandeira, L. (2015). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola E. B. 2,3 de Anadia, junto da turma 7ºA no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.
Resumo: O mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário apresenta com principal objetivo o aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da atividade física, desenvolvendo-os num contexto real inerente a uma formação educacional especializada. No estágio Pedagógico somos direcionados para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações de exercícios profissionais não habituais, fazendo ressaltar as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas num contexto de intervenção profissional nos ensinos básicos ou secundários. Ao longo de um ano letivo repleto de experiências e vivências com profissionais sempre dispostos a ensinar e criticar o trabalho desenvolvido, torna-se fundamental registar todo esse conhecimento, refletindo sobre todo o processo que o envolve. Para esse efeito, resulta o Relatório Final De Estágio Pedagógico. Este trabalho escrito é individual e remete-nos para definir as competências de reflexão, aliadas a competências de análise crítica do trabalho desenvolvido. A elaboração deste documento está inserido no Estágio Pedagógico do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Um profissional de excelência deve ter a capacidade de promover as mesmas capacidades e oportunidades de aprendizagem a todos os alunos da turma. Indo ao encontro desta destreza, elaborou-se um estudo com a finalidade de tentar comparar a utilização de dois estilos de ensino de reprodução quando aplicados a um aluno com Síndrome de Down. Salientaram-se possíveis conclusões acerca da aplicação de tarefas para alunos com esta patologia, sobressaindo-se a importância da inclusão deste aluno com a restante turma, embora os resultados serem mais favoráveis quando utilizado o estilo de ensino por comando num trabalho desenvolvido entre o professor e o aluno em questão. Palavras-Chave: Educação Física; Relatório Final de estágio; Reflexão, Decisões de ajustamento; Estilos de Ensino; Síndrome de Down; ABSTRACT The Master's in Teaching Physical Education of Primary and Secondary Education presents with main objective, the deepening of scientific knowledge in the basic sciences of physical activity, developing them in a real context inherent in a specialized educational training. In the Pedagogical stage we are directed to the application of acquired knowledge in professional exercise situations unusual and highlighting the capabilities of self-learning and solving problems in a professional context of intervention in basic or upper secondary education. Over a school year full of experiences with professionals always willing to teach and critique the work, it is vital to record all this knowledge, reflecting on the whole process that involves. To this end, results the Final Report stage. This written work is individual and leads us to define the thinking skills, coupled with critical analysis skills of our work. The preparation of this document is inserted in the second year of the Master Teacher Training in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. A professional excellence must have the ability to promote the same capabilities learning opportunities to all students in the class. Going to meet this skill, was elaborated a study to trying compare the use of two reproductive teaching styles when applied to a student with Down syndrome. They pointed out to possible conclusions about the implementation of tasks for students with this disease, highlighting the importance of the inclusion of students with the remaining class, although the results are more favorable when used the teaching style of command in a work between teacher and the student in question.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30905
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1415_Luis_Bandeira.pdf..pdf3.77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

239
Visto em 26/mar/2024

Downloads 20

1.209
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.