Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30808
Título: Development of a Database for Array Comparative Genomic Hybridization
Autor: Santos, André Ferreira 
Orientador: Melo, Maria Joana Lima Barbosa
Wolters, Helmut
Carvalho, João Carlos Lopes
Palavras-chave: Engenharia biomédica; Ciências da Saúde; Base de dados; Tecnologia; Microarray (microarranjo) de hibridização genómica comparativa; Patogenicidade
Data: Set-2015
Citação: Santos, André Ferreira / Development of a Database for Array Comparative Genomic Hybridization
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A técnica de Microarray de Hibridização Genómica Comparativa (arrayCGH) permitiu um avanço significativo no diagnóstico de doenças de desenvolvimento incompreensíveis através da deteção de variações do número de cópia genómicas (CNVs) que antes eram indetetáveis por outros tipos de tecnologias citogenéticas. Através desta técnica são detetadas síndromes genéticas já identificadas mas também novos distúrbios e novas doenças genómicas causadas por CNVs. A avaliação da patogenicidade das CNVs detetadas por arrayCGH está direta ou indiretamente relacionada com a consulta de CNVs previamente classificadas e arquivadas. Quando é detetada uma CNV anteriormente não observada, os clínicos tem de interpretar uma variação de significado clínico incerto (VOUS) o que pode ser muito complicado para eles. No entanto, a partilha de CNVs classificadas entre laboratórios pode ajudar quando uma variação destas aparece, de modo a poder classificá-la como benigna ou patogénica. Guardar, consultar e partilhar informação sobre CNVs de uma forma fácil é muito importante para os clínicos e para os laboratórios de modo a que estes possam fazer um diagnóstico correto dos seus pacientes. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma base de dados, usando a tecnologia LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), para guardar registos de arrayCGH e para dar aos clínicos laboratoriais uma interface para consultar e gerir CNVs.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30808
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DM André Santos.pdf6.1 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.282
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

436
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.