Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30743
Title: A estrutura de prazo das taxas de juro da zona euro : análise da capacidade de previsão das taxas forward
Authors: Cruz, Ronize Cristina Oliveira Santiago Vicente da 
Orientador: Fonseca, José Alberto Soares da
Keywords: Estrutura de prazo das taxas de juro; Cointegração; Modelo de correção dos erros; Taxa spot; Taxa forward
Issue Date: 5-Feb-2016
Citation: CRUZ, Ronize Cristina Oliveira Santiago Vicente da - A estrutura de prazo das taxas de juro da zona euro : análise da capacidade de previsão das taxas forward. Coimbra : [s.n.], 2016. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/30743>.
Abstract: Neste trabalho, as taxas forward foram utilizadas para prever os valores futuros da Estrutura de Prazo das Taxas de Juro, em diferentes pontos desta estrutura, e em diferentes contextos do sistema financeiro, e abrange o período que vai do final de 2004 ao final de 2014. As taxas spot e forward foram construidas a partir do modelo de Nelson, Siegel e Svensson (1994), e para a anlisar a relação existente entre estes dois tipos de taxas, recorreu-se o método de cointegração proposto por Johansen (1988, 1991). Para períodos mais curtos, foram construídas taxas forward instantâneas, que antecipam as taxas spot instantâneas a distâncias que vão de 1 a 10 dias. Para períodos mais longos, foram construídas taxas forward com prazo de 1 mês, que antecipam as taxas spot com o mesmo prazo, a distâncias que vão de 1 a 12 meses. Nas taxas instantâneas, verificou-se que existe cointegração entre todas as taxas forward e as taxas spot que antecipam, nas estimações que abrangem a totalidade da amostra, e para alguns casos quando se divide a amostra em sub-períodos. Nas taxas mensais, pelo contrário, apenas em alguns casos foi constatada a existência de cointegração, quer para a totalidade do período quer para os sub-períodos. De seguida, foi estimado o Modelo de Correção dos Erros proposto por Johansen (1988, 1991), e recorreu-se à analise da função impulso-resposta, para as taxas cointegradas. As taxas mensais apresentaram sempre um comportamento mais instável, quando comparadas com as taxas instantâneas. Entretanto, com a divisão do período, as taxas instantâneas apresentaram um comportamento instável, principalmente para o sub-período 2012-2014.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30743
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Estrutura de Prazo das Taxas de Juro da zona euro.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

948
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

321
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.