Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30717
Title: A relação entre os swaps sobre taxas de juro em euros e libras esterlinas
Authors: Sharygina, Ievgeniia 
Orientador: Sebastião, Hélder Miguel Correia Virtuoso
Gamito, Pedro
Keywords: Contrato Swap; Taxas de juro da zona Euro; Taxas de juro do Reino Unido; Instrumentos financeiros; Taxas de juro -- medidas de feedback; Causalidade "à Granger"
Issue Date: 10-Feb-2016
Publisher: FEUC
Citation: SHARYGINA, Ievgeniia - A relação entre os swaps sobre taxas de juro em euros e libras esterlinas. Coimbra : [s.n.], 2016. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/30717>.
Abstract: No âmbito do Mestrado de Economia Financeira da Faculdade de Economia (FEUC) da Universidade de Coimbra, apresento o Relatório de Estágio na entidade de acolhimento da Caixa Económica Montepio Geral. Neste relatório pretende-se destacar a importância da aprendizagem e experiência que adquiri no âmbito de estágio curricular. Aqui é documentado o estudo empírico realizado sobre um instrumento financeiro, nomeadamente o contrato swap, mais precisamente no que toca à da interligação que existe entre os mercados swaps das taxas de juro de Zona Euro e Reino Unido. Os mercados em causa encontram-se economicamente e politicamente ligados, devido à proximidade geográfica e ao envolvimento na União Europeia. Consequentemente, podemos inferir que existe também uma ligação entre os dois mercados no que toca às taxas de juro dos contratos swaps. Para efetuar o estudo empírico recorreu-se ao filtro desenvolvido por Cheng & Ng (1996). Depois de aplicado este método consegui estimar as medidas de Geweke da dependência linear, ou seja, o feedback entre as taxas de juro dos swaps.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30717
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

291
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

549
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.