Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30342
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo junto da turma C do 10º ano no ano letivo de 2014-2015
Authors: Costa, André Resende 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Keywords: Formação de professores; Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: Costa, A. (2015). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo junto da turma C do 10º ano no ano letivo de 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo surge como o culminar de um ciclo de estudos, que visa proporcionar aos estagiários a experiência de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso num contexto real. Este processo, exige que os novos professores tenham a capacidade de adaptar estes conhecimentos teóricos, a uma realidade completamente nova, bem mais complexa, dinâmica e volátil. Ao longo deste ano letivo, a reflexão e a investigação sobre a prática pedagógica realizada, assumiu uma importância vital na realização do Estágio. Neste sentido, surge o presente Relatório de Estágio que apresenta e descreve todo o trabalho desenvolvido, as atividades realizadas e as aprendizagens adquiridas provenientes do contacto com a prática pedagógica com a turma C do 10º ano, da Escola Secundária Homem Cristo, no ano letivo 2014/2015. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em três temas principais. No primeiro, foi realizada a contextualização da prática pedagógica, onde foram analisadas as características específicas da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi realizado o estágio pedagógico, de forma a poder adaptar o processo pedagógico ao contexto em que estava inserido. De seguida, foi realizada a descrição das atividades desenvolvidas, através de uma análise reflexiva sobre o trabalho desenvolvido, justificando as opções tomadas e destacando as aprendizagens realizadas. Por último, foi realizado o aprofundamento do tema-problema, no qual foi desenvolvido um estudo no âmbito da análise do feedback fornecido pelos professores estagiários aos seus alunos e de que forma é que estes tiveram influência nos comportamentos posteriores dos alunos. The teaching practice developed in Homem Cristo High School appears as the culmination of the course of studies, which aims to provide the experience to develop and apply the knowledge acquired throughout the course, in a real context. This process requires that new teachers have the ability to adapt these theoretical knowledge to a completely new reality, more complex, dynamic and volatile. Throughout this school year, the reflection and research on the pedagogical practice held assumed a vital role in the realization of the stage. The present Training Report shows and describes all the work done and the learning acquired from contact with the pedagogical practice with the class C of the 10th grade, at Homem Cristo High School, in the academic year 2014 / 2015. The Training Report is divided into three main themes. In the first, the context of the pedagogic practice was carried out, which analyzed the special characteristics of the school, the disciplinary group and the class which was carried out teaching practice in order to be able to adapt the teaching process to the context in which it was inserted. Then the description of the activities was carried out through a reflective analysis of the work, justifying the choices made and highlighting the learning achieved. Finally, we performed the deepening of the theme-problem, in which a study was developed in the analysis of feedback provided by trainee teachers to their students and how are they influenced the subsequent behavior of the students.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30342
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

581
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

221
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.