Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido no colégio Dr. Luís da Costa com a turma A do 7º ano no ano letivo de 2014-2015
Authors: Duarte, Paulo Jorge Pimentel 
Keywords: Formação de professores;Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: Duarte, P. (2015). Relatório Final de Estágio. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra promove um aprofundamento da formação do Mestrando através de uma prática docente, orientada e supervisionada em situação real de ensino, no meu caso concreto, com uma turma do 3º ciclo. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma formação académica, através da aquisição de competências referentes à Organização e Gestão Escolar, Projetos e Parcerias Educativas, com o intuito de preparar o Estagiário para uma prática de docente. O presente Relatório de Estágio relata as experiências vivenciadas após um ano letivo no Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, em Monte Redondo, Leiria, estando estruturado em dois polos distintos - descritivo e de reflexão. Ao longo do relatório tento descrever tudo o que englobou o meu estágio, desde as expectativas e opções iniciais em relação ao estágio pedagógico, as atividades desenvolvidas ao nível do planeamento, realização e avaliação e ainda a justificação das opções tomadas. Ao nível da reflexão, abordo as atividades de ensino aprendizagem no que diz respeito às aprendizagens realizadas como estagiário, ao compromisso com as aprendizagens dos alunos e à inovação nas práticas pedagógicas, às dificuldades e necessidades de formação, mais especificamente em relação às dificuldades sentidas e suas formas de resolução. É ainda apresentado um tema problema intitulado “A importância do feedback pedagógico”, aplicado na turma e trabalhado ao longo do estágio, apresentando-se como outro dos momentos de reflexão. The master’s degree in teaching physical education in the Sports College from the Coimbra University promotes a deepen in the training of the learner through a oriented and supervised teaching in a situation of real learning, and in my case, with a class of the basic education. The educational training is the end of the academic training by getting competences related to the school organization and management, educational projects and partnerships with the main aim of preparing the trainee to the action of teaching. This report portraits the experiences of a year of teaching in Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, in Monte Redondo, Leiria, and it is structured in two distinct areas – the descriptive and the reflection. In this report I try to describe all my training - the expectations, the first options concerning the educational training, the activities developed concerning planning, performing and assessment and the justifications for everything that was done. In what concerns refection, I mention the activities of learning related to my learning as a trainee, to the agreement of the students, the innovation of the educational learning, the difficulties and the needs of training and more specifically concerning all the difficulties that were felt and ways their resolution. It is also shown a problematic theme: “The Importance of Educational feedback” that was worked with a class during my training and it is also a theme of reflection.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30341
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório-Final-Estagio-Paulo-Duarte-20073256-FCDEF.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.