Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30319
Title: Motivação e abandono do desporto escolar : relatório de estágio desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento de escolas da Lousã, junto da turma do 9º A no ano letivo de 2014-2015
Authors: Esteves, João Manuel 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Desporto escolar--motivação; Ensino da educação física; Formação de professores
Issue Date: 2015
Citation: Esteves, J. (2015). Relatório Final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – Agrupamento de Escolas da Lousã, junto da turma do 9.º A no ano letivo de 2014/2015: Motivação e Abandono do Desporto Escolar. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente relatório final de estágio pedagógico, foi estruturado no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, enquadrado no 3º e 4º semestre, do 2.º ano, do Plano de Estudos do Mestrado da Educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Tem como finalidade descrever o trabalho efetuado por nós ao longo do estágio pedagógico, desenvolvido na escola Secundária da Lousã no ano letivo 2014/2015. Os estagiários envolvidos neste estágio foram a Joana, o Paulo e eu, João, finalistas do referido Mestrado, tivemos como Orientador Pedagógico, o professor João Moreira e um orientador Científico da (FCDEF), Mestre Miguel Fachada, que seguiram ambos todo o processo e trabalho desenvolvido por nós. Através do presente documento, iremos apresentar o trabalho desenvolvido neste ano letivo, onde se encontram definidas as linhas programáticas do referido estágio. Iremos assim tentar que todo o trabalho desenvolvido, científico e pedagógico, sejam expostos de uma forma clara e objetiva no presente relatório. Também iremos referir um conjunto de mais-valias que contribuíram para a nossa formação, assim como as dificuldades encontradas no referido estágio. Consideramos esta análise importante, pois contribuiu decisivamente para a nossa evolução pedagógica. Por fim, sugerimos ainda algumas recomendações, que tenham como finalidade melhorar em termos futuros o nosso exercício enquanto docentes. Assim as diversas atividades por nós desenvolvidas no estágio Pedagógico serão aportadas em três partes distintas: a primeira é uma área essencialmente descritiva relativamente à contextualização pedagógica, a segunda área consiste numa reflexão crítica das práticas pedagógicas realizadas e a terceira área é o aprofundamento de um tema/problema intitulado “Motivação e Abandono do Desporto Escolar”. This pedagogical internship final report was structured within the framework of the course unit of Pedagogical Internship, framed in the 3rd and 4th semester of the 2nd year of the Master Study Plan of Physical Education the Elementary and Secondary Schools of the University of Coimbra. This summary aims to describe the work performed by us along the educational stage, developed in Secondary Lousã School in academic year 2014/2015. The trainees involved in this stage were Joana, Paulo and I, João finalists of the Master. We had as a Pedagogical Advisor, Professor João Moreira and a Scientific Advisor (FCDEF), Master Miguel Fachada, both of them followed the entire process and all the work developed by us. Through this document, we are going to present the work of this school year, where are defined the programmatic lines of the said stage. And so, we will try to present the developed scientific and pedagogical work, in a clear and objective way within this internship. We will also refer to a set of capital gains that have contributed to our training, as well as the difficulties involved in that stage, we consider this important analysis because it made a decisive contribution to our pedagogical development. Finally, we suggest some recommendations, which have the purpose to improve in future our exercise while teaching. Thus the various activities we had developed during our Pedagogical internship will be delineated in three distinct parts. The first part is an area essentially descriptive regarding the pedagogical context. The second part is an area that consists of a critical reflection of the pedagogical practices carried out. The third area is the deepening of a theme/issue titled "School Sports Motivation and Abandonment” Keywords for this page: Pedagogical Internship; Planning; Realization; Evaluation; Teaching and Learning; Physical Education; School Sports. Resumen El presente informe final de prácticas pedagógicas, se ha estructurado en el ámbito de la unidad curricular Prácticas Pedagógicas, incluido en el 3º y 4º semestre, del 2º curso, del Plan de Estudios del Máster de Educación Física en Educación Primaria y ESO, de la Facultad de “Ciencias del Deporte e Educación Física” de la Universidad de Coimbra. Tiene por objeto describir el trabajo que hemos realizado durante las prácticas pedagógicas, llevado a cabo en la Escuela Secundaria de Lousã durante el curso escolar 2014/2015. Los interventores en estas prácticas han sido: Joanna, Paulo y yo, João, finalistas del antedicho Máster, siendo nuestro Orientador Pedagógico, el profesor João Moreira y un orientador Científico de FCDEF, Maestro Miguel Fachada, ambos han acompañado todo el proceso y todo el trabajo que hemos desarrollado. A través de este documento, vamos a presentar el trabajo desarrollado durante este curso escolar, en el, se encuentran definidas las líneas programáticas de las referidas prácticas. Intentaremos, así, que todo el trabajo desarrollado, científico y pedagógico, se exponga de una forma clara y objetiva en este informe. También referiremos un conjunto de plusvalías que han contribuido en nuestra formación, así como las dificultades encontradas en dichas prácticas. Consideramos este análisis importante, ya que ha contribuido decisivamente en nuestra evolución pedagógica. Por último, también sugerimos algunas recomendaciones, cuya finalidad es la de mejorar, cara al futuro, nuestro ejercicio en cuanto docentes. Así, las diversas actividades desenvueltas en estas prácticas pedagógicas se presentarán en tres partes distintas. La primera es fundamentalmente descriptiva en relación al contexto educativo. La segunda área consiste en una reflexión crítica de las prácticas pedagógicas realizadas. La tercera área es la profundización de un tema/problema titulado: “Motivación y Abandono del Deporte Escolar”.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30319
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg126513_ João_ Esteves.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

434
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

681
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.