Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30314
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
Autor: Pereira, Celso André Gomes 
Orientador: Nobre, Paulo
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores
Data: 2015
Resumo: O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação e trabalho que visou aprofundar os meus conhecimentos na lecionação e intervenção pedagógica da Educação Física, ao longo de um Estágio Pedagógico que agora termina. O seu conteúdo apresenta uma descrição e reflexão acerca do trabalho que desenvolvi como professor estagiário de Educação Física, na turma do 8ºD, na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande. Este documento será dividido em três capítulos principais, o primeiro que apresenta e contextualiza a prática pedagógica desenvolvida, as minhas expetativas iniciais, as condições locais do estágio e a relação com os vários intervenientes que tiveram um papel ativo na concretização deste processo. O segundo inclui uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, relativamente às atividades desenvolvidas, às aprendizagens adquiridas e às dificuldades sentidas durante este ano letivo. No terceiro capítulo abordo o tema-problema: auto e hétero avaliação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem que foi desenvolvido ao longo do segundo período, com a minha turma de estágio. A pertinência desta temática consiste em aferir se os alunos, tendo acesso a documentos orientadores com os objetivos a alcançar, os critérios de êxito / erros mais comuns a evitar, com os níveis de desempenho, através de questionamento e preenchendo regularmente grelhas de auto e hétero avaliação, conseguem melhorar o seu desempenho e consequentemente, apurar a capacidade de reconhecimento dos seus sucessos e das suas dificuldades. Tudo isto descrito numa análise quantitativa e qualitativa na apresentação dos resultados. Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Processo de ensino aprendizagem; Reflexão; Autoavaliação; Heteroavaliação. VIII ABSTRAT The Practicum Report is the culmination of a training period that aimed to deepen my knowledge in teaching and pedagogical intervention of Physical Education. This work provides a description and reflection about the work I have done as a trainee PE teacher in class 8d, at Basic School Professor Alberto Nery Capucho, in Marinha Grande. This document as three main sections, the first one introduces and contextualizes pedagogical practice, my initial expectations, local stage conditions and the relationship with the interested parts who had an active role in achieving this process. The second includes a reflective analysis of the pedagogical practice concerning the activities developed, the acquired learning and the difficulties experienced during this school year. In the third chapter we presente a research about the theme of students developed over the second period, with my internship class. If students with previous access of learning goals and criteria can improve their performance in basketball and consequently their ability to recognize their own successes and difficulties. All this described in a quantitative and qualitative analysis on results.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30314
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Capa Rel_Estg1415_Celso_Pereira.pdf255.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Rel_Estg1415_Celso_Pereira.pdf907.86 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

237
Visto em 26/mar/2024

Downloads

142
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.