Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30231
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1B no ano letivo 2014-2015
Autor: Oliveira, Renato André Gomes 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Palavras-chave: Feedback pedagógico; Formação de professores
Data: 2015
Citação: Oliveira, R. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Avelar Brotero Junto da Turma do 12º1B no Ano Letivo de 2014/2015. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: Saber ensinar não é fácil. É uma tarefa complexa que exige um estudo permanente, ao longo de toda a vida, e um cruzamento de conhecimentos das mais variadas áreas científicas e das ciências sociais e da vida. Ao desenvolvimento profissional dos professores deve estar sempre associada a reflexão sobre a prática, a qual permite-nos ultrapassar obstáculos, avaliar resultados e consequências. Esta reflexão é, muitas vezes, influenciada por fatores externos, tais como, os alunos, os pais e o ambiente escolar. Para além de todo o processo complexo que é o ensino-aprendizagem, o professor tem a difícil e árdua tarefa de trabalhar com pessoas, cada uma das quais com personalidades e “eu” muito próprios, devendo este ter como objetivos primordiais, realçar o melhor de cada personalidade e promover a humanidade de cada um, dando atenção a todos em particular, não tratando apenas a turma como um todo. A boa relação professor-aluno é um dos alicerces fundamentais que sustenta a experiência educativa e permite que sejam alcançados os objetivos previamente delineados. Nessa linha, é função do professor estudar e avaliar da melhor forma para promover o sucesso dos alunos. Para que sejam atingidos todos os objetivos, é indispensável que o professor estude a sua turma, por forma a criar um pensamento crítico que contribua para o aumento do conhecimento dos alunos, promovendo-lhes experiências enriquecedoras que fomentam a aquisição de saberes. Todo o ensino planificado pelo professor tem como base esta análise e estudo iniciais, mas também, os conteúdos programáticos, o papel e a realidade dos alunos, bem como, o meio escolar. É neste contexto que surge o estágio pedagógico, no qual colocámos em prática todos os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. Assim sendo, o presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, visa aprofundar todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo junto da turma do 12.º 1B da Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra, enquanto professor estagiário. VI Este relatório serve para descrever as aprendizagens, as competências e os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio pedagógico nas atividades pedagógicas desenvolvidas, identificando as dificuldades sentidas ao longo de toda a formação. O relatório também fala e aprofunda o tema-problema escolhido que se refere ao Feedback Intrínseco. Knowing how to teach is not easy. It is a complex task that requires continual study, over a lifetime, and an intersection of the most diverse scientific fields and knowledge of social and life sciences. The professional development of teachers should always be associated with reflection on practice, which allows us to overcome obstacles, evaluate results and consequences. This reflection is often influenced by external factors such as students, parents and the school environment. Besides all the complex process that is teaching and learning, the teacher has the difficult and arduous task of working with people, each one with personalities and "I" very own, which must have as primary objectives, bring out the best of each personality and promoting humanity of each, giving attention to all in particular, not treating just the class as a whole. The good teacher-student relationship is one of the fundamental building blocks that supports the educational experience and allows the previously outlined objectives are achieved. Along these lines, it is a teacher of function study and evaluate the best way to promote student success. So that all objectives are achieved, it is essential that the teacher study your class in order to create a critical thinking which contributes to the increase of student knowledge, promoting them enriching experiences that foster the acquisition of knowledge. All teaching planned by the teacher is based on this initial analysis and study, but also the syllabus, the role and the reality of the students and the schools. It is in this context that the educational stage, in which we put into practice all the knowledge and skills acquired throughout the academic route. Thus, this internship report, included in the Master of Education Physical Education in Primary and Secondary Education, aims to deepen all the work done throughout this school year with the class of 12st 1B Escola Secundária Avelar Brotero in Coimbra, as a teacher intern. VIII This report serves to describe the learning, skills and knowledge acquired during the teaching practice in developed educational activities, identifying the difficulties experienced throughout the training. The report also speaks and deepens the chosen theme-issue referred to Feedback Intrinsic.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30231
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final de Estágio_RenatoOliveira.pdf925.7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.