Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30208
Title: Otimização de prcessos de distribuição : Administração Regional de Saúde do Centro
Authors: Moreira, Nuno Miguel Mendes Salgado 
Orientador: Dias, Joana Matos
Neves, Patrícia
Issue Date: 29-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Moreira, Nuno Miguel Mendes Salgado - Otimização de prcessos de distribuição : Administração Regional de Saúde do Centro, Coimbra, 2015.
Abstract: O sector da distribuição e dos transportes é, em muitos dos países desenvolvidos, uma parte muito significativa do Produto Interno Bruto. A gestão de rotas consome bastantes recursos às empresas de distribuição e afeta em muito a eficiência das suas atividades operacionais. Existem formas variadas de redução de custos associados ao transporte de pessoas e bens, a investigação operacional há muito que desenvolve e melhora métodos para a resolução de problemas de rotas O presente relatório diz respeito ao estágio curricular, decorrido entre 20 de fevereiro e 20 de junho de 2014, na Unidade de Aprovisionamento Logística e Património na Administração Regional de Saúde do Centro, em Coimbra. Este relatório de estágio é apresentado para obtenção do grau de Mestre em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Este trabalho procura enquadrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do meu percurso académico. Apresenta-se de forma breve a instituição de acolhimento, a Administração Regional de Saúde do Centro, e descrevem-se algumas das atividades por mim desenvolvidas na unidade e o seu contributo para a minha formação profissional e pessoal. No meu estágio fui integrado na Unidade de Aprovisionamento Logística e Património, a UALP. Durante o pouco tempo que fiz parte da equipa, apoiei as atividades operacionais da unidade sem ter, no entanto, havido oportunidade para um aprofundamento de processos específicos. Este trabalho é focado numa das atividades da UALP, a coordenação dos processos de distribuição dos bens necessários ao correto funcionamento das unidades prestadoras de cuidados de saúde primários. Com recurso a dois métodos de resolução de problemas de rotas ótimas foram recalculados trajetos ideais para a distribuição dos artigos a cima referidos. Este trabalho é não só do ponto de vista académico muito desafiante, mas também uma utilização do meu estágio na ARSC para produzir algo que possa ajudar na redução de custos e melhoria da performance nos processos de distribuição.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Joana Matos Dias e Patrícia Neves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30208
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_Nuno_Salgado_Moreira_200600569.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

631
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

309
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.