Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30162
Title: Proposta de implementação do sistema Activity Based Costing (ABC) nas cirurgias de oftalmologia
Authors: Simões, Diana Manuela da Rocha 
Orientador: Cruz, Isabel Maria Correia da
Issue Date: 25-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Simões, Diana Manuela da Rocha - Proposta de implementação do sistema Activity Based Costing (ABC) nas cirurgias de oftalmologia, Coimbra, 2015.
Abstract: No atual contexto de mudança, impõe-se como desafio das organizações de saúde a procura de uma maior economia, eficácia e eficiência dos seus processos, recursos e operações. A inovação a nível tecnológico e terapêutico tem levado a um aumento da esperança média de vida conseguido à custa da inovação clínica e do maior consumo de recursos clínicos que, em conjunto com as crescentes expectativas dos cidadãos face aos cuidados de saúde prestados, levam à necessidade do conhecimento dos custos incorridos na atividade hospitalar. A conceção deste projeto visa possibilitar um maior conhecimento dos custos financeiros e operacionais no setor da saúde, assim como uma consciencialização de que os recursos financeiros são limitados e é essencial criar melhorias de gestão dos mesmos. É fundamental a aplicação de um sistema de custeio num ambiente hospitalar. O sistema de custeio por atividades torna-se mais vantajoso uma vez que faz o apuramento dos custos por atividade, permitindo identificar aquelas que têm maior influência no custo de determinado produto. Este conhecimento permite que as organizações reestruturem as suas práticas a nível interno e externo, aumentando o controlo sobre os custos e fazendo uma utilização mais eficiente dos recursos. Através da implementação do método Activity Based Costing (ABC) num hospital privado foi possível identificar as atividades associadas aos objetos de custeio e os recursos que lhes estão associados. Permitiu que fossem apurados os custos efetivos de cada atividade, possibilitando à entidade verificar quais as atividades que lhes proporcionam mais custos. A implementação deste método veio proporcionar à entidade ABC um conhecimento efetivo de cada atividade, permitindo a esta decidir se vale a pena continuar com aquela atividade ou agregá-la a outra. Após a conceção do método ABC a organização obterá informações que lhe permitirá procurar melhores práticas de gestão, nomeadamente o controlo de pessoal afeto a cada atividade que, como se poderá verificar, é um dos custos com maior peso nas atividades. O Sistema ABC é reconhecido internacionalmente e a sua implementação permite tornar os custos mais detalhados e percetíveis a todas as partes intervenientes, tornando-os mais cientes dos custos efetivos.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Isabel Maria Correia da Cruz.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30162
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

718
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

5,466
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.