Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30143
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º 1F no ano letivo de 2014-2015
Autor: Pinho, Anabela Moreira 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Palavras-chave: Ensino da educação física
Data: 2015
Citação: Pinho, A. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º 1F no ano letivo de 2014/2015. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, constituiu a etapa conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo por base o reconhecimento e aplicação de todos os conhecimentos, habilidades e capacidades adquiridas ao longo de quatro anos de formação inicial, através duma prática docente em contexto escolar real. Assim, para o desenvolvimento proficiente das aprendizagens e conhecimentos torna-se necessário relacionar a teoria com a prática, fazendo com que o agir profissional docente assente no conhecimento pedagógico de e para a mestria. Este relatório de Estágio Pedagógico, assumido como etapa culminar do período de profissionalização docente, pretende desencadear, para além de uma mera descrição das atividades desenvolvidas, uma profunda reflexão crítica, aliada à investigação e mobilização de conteúdos pertinentes, com o intuito de responder adequadamente às necessidades reais da turma do 11º1F da escola acima referida, com vista na promoção do sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Reconhecendo que o professor deve ser produtor, reflexivo e crítico da sua prática, no decorrer deste documento serão apresentados tópicos que vão desde as expetativas iniciais, ao enquadramento contextual, passando para o planeamento, realização e avaliação. Posteriormente, e à luz do tema de aprofundamento, investigámos, no sentido de verificar a competência percebida pelos alunos, face ao seu próprio desempenho, antes e após a atribuição de feedback recorrendo ao Estilo de Ensino com Autoavaliação. Assim, procurou-se, atribuir ao aluno um maior poder de decisão, novas habilidades, estimulando a sua responsabilidade e autonomia perante as diversas aprendizagens escolares, com o intuito de formar não apenas alunos, mas sim, futuros cidadãos da presente sociedade. The pedagogic internship, developed in Avelar Brotero high school, was the final stage of the Physical Education Teaching Masters, in Primary and Secondary Education, based on the recognition and application of all the knowledge, skills and abilities acquired over four years of initial training, through a teaching practice in real school context. So, for the proficient development of learning and knowledge it becomes necessary to relate theory with practice, making the act of professional teaching based on pedagogical knowledge and mastery. This pedagogic internship report, arrogated as the culmination of the professionalization period, aims to trigger, beyond a mere description of the developed activities, a deep critical reflection, together with the research and mobilization of relevant content in order to respond adequately to the real needs of 11º1F class of the school mentioned above, in order to promote the success of the teaching-learning process. Recognizing that the teacher should be producer, reflective and critical of its practice, throughout this document will be presented topics ranging from the initial expectations, the contextual framework, passing by planning, implementation and evaluation. Subsequently, and in the light of the deepening theme, we tried to verify the competence perceived by students, compared to their performance before and after assigning feedback using Learning Styles with Self-Assessment. So, we tried to assign the student a greater decision-making power, new skills, stimulating their responsibility and autonomy in front of the various educational apprenticeships, in order to form not only students, but rather future citizens of this society.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30143
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1415_Anabela_Pinho.pdf1.6 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

395
Visto em 16/abr/2024

Downloads

157
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.