Title: O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
Authors: Costa, Ricardo Alexandre Carvalho da 
Keywords: Formação de professores;Prática pedagógica;Deficiência;Inclusão
Issue Date: 2015
Citation: Costa, R. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma H do 9.ºano no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico representa um marco fundamental na formação académica, profissional e pessoal. Na formação académica, pois é a conclusão de um ciclo de estudos, onde é possível colocar em prática todos os conteúdos adquiridos ao longo da formação inicial. Na formação profissional, porque é a primeira experiência no mundo do ensino, onde através de uma prática guiada e supervisionada aprendemos o que é ser professor. Por fim, considero ser um marco a nível pessoal, pois é o ano onde passamos por experiências novas, onde é essencial a nossa superação. O presente documento tem como finalidade realizar uma reflexão crítica da prática pedagógica desenvolvida na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia, localizada do Senhor da Serra – Semide, junto da turma H do 9.ºano de escolaridade no ano letivo 2014/2015. Este consiste na elaboração do relatório final de estágio, estando estruturado em três capítulos fundamentais: o primeiro que faz referência à contextualização da prática desenvolvida; o segundo onde é apresentada uma análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas, e por fim, o terceiro capítulo que é dedicado à apresentação da investigação realizada para o tema-problema sobre o “O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física.”. Este estudo surge com o objetivo principal perceber o impacto de uma atividade denominada “Dia Ferrer Paralímpicos” dedicada à prática de desporto adaptado e que variáveis (género, contacto prévio com pessoas com deficiência e o nível de competitividade nas atividades) influenciam as atitudes dos alunos. A amostra é constituída por 26 alunos, do 9º ano de escolaridade, pertencentes a Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia. A versão traduzida para português do Children’s Attitudes Toward Integrated Physical Education – Revised (CAIPE-R) foi aplicada para avaliar as atitudes dos alunos antes e depois da atividade. Os resultados mostram que houve diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos alunos face à inclusão antes e depois da atividade, com a evidência que melhoraram as suas atitudes, isto é revelaram maior aceitação em relação à inclusão. The Pedagogic Stage represents a key milestone in the academic, professional and personal formation. On academic background, as is the completion of a course of study, where it is possible to put into practice all content acquire along the initial formation. Vocational training, it is the first experience in the world of education, where through a guided and supervised practice we learn what it means to be a teacher. Finally, consider to be a milestone on a personal level, because it is the year where we go through new experiences, where our resilience is essential. This document aims to carry out a critical reflection of pedagogical practice in Integrated School with J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia, located on the Serra-Semide, along the class H of the 9th year of schooling in the academic year of 2014/2015. This consists in drawing up the final report stage, being structured in three chapters: the first that makes reference to the contextualization of the practice developed; the second where is presented an analysis and reflection on pedagogical practices developed, and finally, the third and last chapter which is dedicated to the presentation of the research carried out for the theme-problem on “The effect of a sport adapted in the attitudes of students without SEN face the inclusion of pupils with SEN in physical education classes”. This study comes up with main objective, to analyse the impact of an activity called “Ferrer Paralympics Day” dedicated to the practice of sport tailored and realize that variables (gender, prior contact with people with disabilities and the level of competitiveness in the activity) influence the attitudes of students. The sample consists of 26 students, of the 9th year of schooling, belonging to Integrated School c/J. I. Prof. Ferrer Correia. The translated version for the Portuguese Children’s Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised (CAIPE-R) was applied to assess the attitudes of students before and after the activity. The results shows that there were statistically significant differences in the attitudes of the students face to include before and after activity, with the evidence that improved their attitudes, this is revealed greater acceptance in relation to inclusion.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30141
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1415_Ricardo_Costa.pdf.pdf946.09 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.