Title: Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero, com a turma do 11º 1E, no ano letivo 2014-2015
Authors: Santos, Ana Inês Galante 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Keywords: Prática pedagógica;Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: Santos, A. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a Turma do 11º1E no ano letivo 2013/ 2014. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Avelar Brotero com a turma do 11º.1E marcou o início da prática profissional, enquanto professora de Educação Física. Ao longo do ano letivo foi concedida a possibilidade de aplicar em contexto real os conhecimentos apreendidos ao longo da minha formação, os denominados saberes. Porém, essa aplicação requer o designado saber-fazer, ou seja, a adaptação da teoria ao contexto da turma em questão, sendo esta integração dos conhecimentos o principal dilema. Ao representar o papel de professora houve sempre a intenção de ensinar, ou seja, garantir que os alunos aprendessem os conteúdos transmitidos. Para tal foi necessário adaptar o ensino à turma. Ao longo do estágio foram inúmeras as etapas superadas, as experiências vividas, as dificuldades surgidas, as ambições vencidas, as soluções encontradas. Este relatório pretende relatar todos esses acontecimentos que se traduzem no crescimento do estagiário. O estágio ficou assinalado por uma prática supervisionada e por reflexões conjuntas que conduziram ao pensamento, à ponderação, à dúvida, à hesitação, ao arriscar, condicionando, desta forma, o crescimento enquanto profissionais reflexivos que abordam o ensino para ensinar efetivamente. O presente documento está estruturado em quatro partes distintas, que abordam sequencialmente o enquadramento biográfico, a contextualização da prática, a análise reflexiva da prática pedagógica e, por último, o tema/problema “Os estilos de ensino na disciplina de educação física”. The teacher training program developed with the class 11º.1E, in Avelar Brotero high school, marked the beginning of professional practice as a teacher of Physical Education. Throughout the school year was granted the possibility of applying in the field what I learned throughout my training, the so-called knowledge. However, this application requires the assigned know-how, in other words the adaptation of the theory to context of the class in question, as the main dilemma is the integration of the knowledge. As part of the role of being a teacher it was always intended to teach, that is, ensure that the contents are transmitted. This is why we need to adapt teaching to the class itself. Throughout the training countless steps were overcome, experiences were lived, difficulties were encountered, overdue ambitions and the solutions found. This paper intends to report the events that result in the trainee's growth. The program was marked by a supervised practice and joint reflections that led to the thought, the weighting, the doubt, the hesitation and the risk that defined the development as reflective practitioners who approach the education to effective teaching. This document is divided into four distinct parts, which sequentially address the biographical framework, the context of practice, the reflective analysis of pedagogical practice and, finally, the thesis "Teaching styles in physical education discipline."
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30126
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_Estágio_Ana Santos.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.