Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30103
Title: Definição de valores normativos para a classificação da aptidão física dos alunos no teste de resistência aeróbia "prova do quilómetro" : relatório de estágio desenvolvido na escola secundária José Falcão, junto da turma do 11º 3 no ano letivo de 2014-2015
Authors: Trindade, Ana Teresa Estrela dos Santos 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Formação de professores; Prática pedagógica; Avaliação da aptidão física
Issue Date: 2015
Citation: Trindade, A. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Secundária José Falcão de Coimbra junto da turma do 11º3, no ano letivo de 2014/2015. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal
Abstract: O Relatório de Estágio surge numa fase conclusiva do Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Educação Física dos Eninos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico assume uma fase fundamental na formação do estagiário, pois vai possibilitar colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos anos. É o momento que proporciona ao futuro docente desenvolver uma prática profissional autónoma, mas sempre supervisionada e orientada pelos professores da escola e faculdade. O Estágio Pedagógico foi operacionalizado na Escola Secundária José Falcão de Coimbra, junto da turma três do 11º ano de escolaridade, do curso Cientifico- Humanístico de Ciências e Tecnologias. Para o seu desenvolvimento foi importante a reflexão constante sobre a prática pedagógica, assim como manter uma postura de investigação sobre saberes pertinentes. Ao longo deste relatório, é apresentado a descrição e reflexão do trabalho realizado no decorrer do ano letivo, dividindo-se em três grandes partes. Primeiramente, a contextualização do meio envolvente, seguindo-se a análise reflexiva da prática pedagógica e por fim o estudo do tema problema, intitulado: Definição de valores normativos para a classificação da Aptidão Física dos alunos no teste de resistência aeróbia, “Prova do Quilómetro” na Escola Secundária José Falcão. O objetivo do estudo centra-se em perceber se as tabelas normativas utilizadas pelo grupo disciplinar de Educação Física, para a classificação da aptidão física dos alunos nesse teste estão adequadas à população escolar da Escola Secundária José Falcão. Relativamente à amostra, foi composta por 1298 alunos (590 do sexo masculino e 708 do sexo feminino) com idades compreendidas entre os 11 e os 20 anos, todos matriculados na disciplina de Educação Física do 7º ao 12º anos de escolaridade, nos anos letivos de 2013/2014 e 2014/2015. Assim, foram recolhidos os resultados obtidos na realização da “Prova do Quilómetro” em três momentos no ano letivo 2013/2014 e em dois momentos no ano letivo 2014/2015, e ainda os dados relativos à composição corporal dos alunos. Probation Report comes at a conclusive stage of the Teacher Training carried out under the Master of Teaching in Physical Education of Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. Teacher Training assumes a very important part in forming the trainee, therefor it will allow to put into practice all the theoretical knowledge acquired over the years. It´s the moment that provides the future teacher develop an autonomous professional practice, but always under observation and guided by school and faculty’s teachers. Teacher Training was performed at José Falcão Secondary School in Coimbra, along with class three of 11º grade, from the Humanistic-Scientific course of Sciences and Technologies. To its development was essential the constant reflection on teaching practice, as well as maintaining an investigative purpose about relevant knowledge. Throughout this report, it´s displayed the description and reflection of the work accomplished during the school year, which is divided into three parts. First of all, contextualization of surroundings, followed by the reflexive analysis of teaching practice, and finally the study of theme problem, entitled «Definition of normative values for the classification of physical fitness of students in the endurance test, “Kilometer Test” in José Falcão Secondary School». The aim of the study focuses on trying to understand if normative tables used by disciplinary group of Physical Education for classification of students’ physical fitness in the “Kilometer Test” are suitable to school student population of José Falcão Secondary School. Regarding the sample, it was composed by 1298 students (590 males and 708 females) aged between 11 and 20 years, all enrolled in Physical Education course from 7º to 12º grades, in the academic years of 2013/2014 and 2014/2015. For that, not only results obtained in the implementation of the “Kilometer Test” were collected in three different moments in the academic year 2013/2014 and in two different moments in the academic year 2014/2015 but also data on students’ body composition.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30103
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1415_Ana_Trindade.pdf13.91 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

402
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

491
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.