Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30102
Título: Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo de 2014-2015
Autor: Santos, Ana Petra Cerveira 
Orientador: Fonseca, Pedro
Palavras-chave: Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2015
Citação: Santos, A. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º Ano no ano letivo de 2014/2015. Relatório Final de Estágio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: A elaboração deste documento surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico e Relatório de Estágio, inseridas nos 3º e 4º semestres do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O presente relatório foi desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores (CSM), junto da turma do 7º ano, do Ensino Básico. Neste documento é realizada uma reflexão sobre os conhecimentos adquiridos, as experiências vivenciadas e o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/2015. Desta forma, este documento apresenta quatro fases distintas: i) o enquadramento biográfico; ii) a contextualização da prática desenvolvida; iii) a análise reflexiva da prática pedagógica; iv) e o aprofundamento do Tema-Problema. Na primeira fase, são abordados os aspetos referentes à professora estagiária, nomeadamente a sua identificação pessoal e as suas expetativas iniciais. Na segunda fase, é identificada a realidade escolar que a professora estagiária encontrou, caracterizando-se, assim, o estabelecimento de ensino e a turma a executar o processo de lecionação e intervenção docente. No que concerne à terceira fase, é realizada uma análise reflexiva sobre as atividades do processo de ensino-aprendizagem e a atitude ético-profissional, justificando todas as opções tomadas no decorrer do percurso. Por último, a quarta fase é constituída pelo aprofundamento do Tema-Problema realizado, sendo este: “A Retenção do Feedback Pedagógico no Ensino da Educação Física”. Em suma, este relatório pretende enfatizar a importância do Estágio Pedagógico através da exposição crítica e reflexiva das competências pedagógicas mobilizadas. The preparation of this document comes in the context of the curricular units of the Pedagogical Training and Training Report, inserted in the 3rd and 4th semesters of the Master Degree in Teaching Physical Education for Elementary and High School of Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This report was developed at the Colégio Salesiano de Mogofores (CSM), with the class of the 7th year of Elementary School. In this document was made a reflection about the knowledge gained, the experiences lived and the work developed during the academic year 2014/2015. Therefore, this paper presents four distinct phases: i) the biographical guideline; ii) the contextualization of the developed practice; iii) the reflective analysis of pedagogical practice; iv) and the serious study of the Theme-Problem. In the first phase, were approached the aspects related to the trainee teacher, including their personal identification and their initial expectations. In the second phase, the school reality that the trainee teacher found was reported characterizing, therefore, the school and the class taught, the process of teaching and intervention. Regarding the third stage was performed a reflective analysis of the activities of the teaching-learning process in addition to the ethical and professional attitude, justifying all the choices made in the course route. Finally, the fourth phase consists on deepening conducted Fear problem, which is: "Retention of Feedback Teaching in Teaching Physical Education". In short, this report aims to emphasize the importance of Teacher Training through critical and reflective display of mobilized teaching skills.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30102
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1415_AnaPetra_Santos.pdf1.51 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

218
Visto em 16/abr/2024

Downloads

176
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.