Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30008
Title: Valores culturais individuais e fatores contextuais : efeitos interativos na criatividade dos funcinários nas organizações
Authors: Figueiredo, Nelma Valério Louro de 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Keywords: Valores culturais individuais; Fatores contextuais; Criatividade dos funcionários nas organizações
Issue Date: 22-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Figueiredo, Nelma Valério Louro de - Valores culturais individuais e fatores contextuais : efeitos interativos na criatividade dos funcinários nas organizações, Coimbra, 2015
Abstract: A criatividade pode ser entendida como o processo que antecede a inovação. Inovar é, por sua vez, um requisito cada vez mais importante no meio empresarial, quer pelas dinâmicas do atual ambiente económico a que as organizações estão sujeitas, quer pelo impacto causado pelo rápido crescimento das tecnologias de informação na forma como as organizações comunicam no mercado. Torna-se, portanto, fundamental para as organizações perceber de que modo é que podem promover a realização criativa a fim de obter vantagens competitivas. Para tal, é necessária uma maior compreensão dos determinantes da criatividade. São vários os estudos que têm investigado as caraterísticas pessoais e os fatores contextuais enquanto determinantes da criatividade. Neste sentido, à luz da literatura existente, o presente trabalho propõe-se a investigar os valores culturais individuais e os fatores contextuais que são mais suscetíveis de afetar a criatividade dos funcionários nas organizações. Adicionalmente, pretende-se investigar se estas variáveis interagem entre si de modo a influenciar a criatividade. Deste modo, o presente trabalho de investigação será original, pois irá testar os efeitos interativos entre os valores culturais individuais e os fatores contextuais na criatividade dos funcionários nas organizações. Para o efeito, propôs-se um modelo de investigação com 12 variáveis, tendo-se formulado 12 hipóteses com base na literatura revista. A metodologia de investigação adotada é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário estruturado para medir as variáveis. A partir da análise estatística dos resultados, testaram-se as hipóteses formuladas e procedeu-se à sua discussão. O estudo determinou que a complexidade do trabalho, o apoio da supervisão, a supervisão não controladora, as recompensas e a aversão à incerteza estavam relacionadas com a criatividade. Determinaram-se também algumas interações significativas entre valores culturais individuais e fatores contextuais. Os resultados permitem concluir que o presente estudo poderá contribuir para a prática e, em particular para o Marketing, enquanto ferramenta de suporte à criação de novas ideias de negócio no contexto empresarial, bem como para o meio académico, por serem poucos os estudos que procuraram associar os valores culturais à criatividade, e de forma direta, tal como, são poucos os trabalhos que procuraram investigar a interação entre valores culturais individuais e variáveis contextuais, sendo que, os resultados encontrados neste trabalho poderão servir para auxiliar futuras investigações nesta área.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Jorge Fernandes Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30008
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_NELMA FIGUEIREDO.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

489
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

641
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.