Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29961
Title: Impacto da perceção da liderança autêntica no desempenho indivudual : um estudo empírico
Authors: Néné, Bruno Miguel Moreira 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Liderança autêntica; Felicidade; Compromisso afetivo; LMX; Desempenho individual
Issue Date: 30-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Néné, Bruno Miguel Moreira -Impacto da perceção da liderança autêntica no desempenho indivudual : um estudo empírico, Coimbra, 2015
Abstract: A conjuntura económica e social atual, promove uma lógica de mercado concorrencial, na qual a liderança assume um papel fundamental, sendo considerada um fator que pode determinar a competitividade organizacional à escala da economia global (Ismael, Mohamed, Sulaiman, Mohamed, & Yusuf, 2011). A literatura mais recente tem elevado a importância da Liderança Autêntica (LA) no contexto organizacional, porque esta envolve quatro dimensões: autenticidade, transparência, ética/moral e o processamento equilibrado da informação. O presente estudo tem como objetivo investigar o impacto da perceção da LA no desempenho individual, através da realização de um estudo empírico. Pretende-se verificar se as perceções de LA explicam a felicidade no trabalho (FE); o compromisso afetivo com a organização (CAO); a relação entre líderes e seus seguidores (LMX), a produtividade individual (PR) e desempenho individual dos colaboradores (DI). Foi aplicado um questionário como instrumento de recolha de dados, a amostra de 98 colaboradores, constituída por conveniência, no contexto de uma empresa PME a atuar no setor industrial. O estudo tem uma natureza quantitativa e os resultados obtidos indicam uma tendência da existência de uma relação positiva entre a LA com o LMX e com o CAO. Foi igualmente corroborara a existência de relação positiva entre a FE e o CAO e com o DI, bem como entre o CAO e PR e entre o LMX e a FE. No entanto, os resultados obtidos não permitiram corroborar que a LA tem impacto no desempenho individual dos colaboradores.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29961
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

720
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 10

1,787
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.