Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29951
Title: Determinantes do sucesso individual e da intenção empreendedora através da propensão empreendedora
Authors: Barbosa, Paula Cristina Areias Santos 
Orientador: Coelho, Arnaldo
Keywords: Empreendedorismo; Inteligência emocional; Propensão empreendedora Sucesso Individual.; Sucesso individual
Issue Date: 30-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Barbosa, Paula Cristina Areias Santos - Determinantes do sucesso individual e da intenção empreendedora através da propensão empreendedora, Coimbra, 2015
Abstract: Atualmente, vivem-se tempos críticos, de crise e recessão, por toda a Europa, embora mais críticos nos países do Sul. Em Portugal, a crise dos últimos anos, sobretudo a partir de 2008, deixou as suas marcas: a recessão da economia portuguesa, a elevada taxa de desemprego jovem e a histórica taxa de “mortalidade das empresas”. Vários estudos sobre o empreendedorismo comprovam que este desempenha um papel fundamental no desenvolvimento económico e social da sociedade, promovendo a criação de novas empresas, a empregabilidade e, consequentemente, a dinamização do tecido empresarial e o crescimento económico do país. Assim sendo, a presente dissertação possui como objetivo a análise dos determinantes do sucesso individual e da intenção empreendedora, através da propensão empreendedora entre os jovens portugueses mais afetados pelo desemprego em que o contexto e a formação académica poderão influenciar de um modo mais notório. Baseado na revisão da literatura, o modelo de investigação proposto procura identificar e esclarecer a natureza da influência dos fatores contextuais, das características pessoais e da inteligência emocional na propensão empreendedora, bem como a relação entre a propensão empreendedora e o sucesso individual, assim como a relação entre a propensão empreendedora e a intenção empreendedora. Foram aplicados inquéritos, entre janeiro e março de 2015, a 321 portugueses, com idade superior a 20 anos e residentes nas regiões da NUTS II do Norte, Centro e Lisboa. Os resultados, obtidos através da modelagem de equações estruturais, sugerem que a propensão empreendedora seja um constructo multidimensional. No entanto, os mesmos revelaram que o ambiente educacional, os fatores políticos e económicos, a necessidade de realização e a inteligência emocional exercem um impacto significativo na propensão empreendedora. Conclui-se, portanto, que a propensão empreendedora influencia positivamente o sucesso individual e a intenção empreendedora.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29951
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_vf.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

963
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

2,956
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.