Title: Representação das Universidades Portuguesas através dos Rankings Universitários Internacionais (ARWU, QS e THE): validade, representação e posicionamento
Authors: Fernandes, Fernando José Anjos Silva Vaz 
Keywords: Rankings Universitários Internacionais;ARWU;QS;THE;Universidades Portuguesas
Issue Date: 5-Nov-2015
Abstract: Os rankings universitários são indicadores utilizados para avaliar os resultados das universidades de forma compreensível, simples e sintética, facilitando, deste modo, a comparação entre instituições. A popularidade mundial dos rankings universitários é um reflexo das mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos no ensino superior. Depois da sua aparição em 2003/2004 as classificações globais de universidades com mais prestígio revolucionaram o âmbito da educação superior, e, desde então, os rankings ARWU, THE e QS geraram importantes consequências positivas. Optámos por estes três rankings por serem os mais reconhecidos e prestigiados, e porque, pelos indicadores utilizados, são os que espelham melhor a realidade portuguesa. O presente trabalho visa analisar a representação portuguesa no que respeita à posição, pontos, perfil e sub-rankings. A metodologia consistiu numa análise de cada ranking para se poder perceber e refletir sobre a realidade portuguesa. Os resultados apontam para uma debilidade geral da representação portuguesa nestes rankings. Além disso, nos três principais rankings universitários internacionais não é contemplada a grande maioria das instituições portuguesas, ou seja, estes rankings não podem ser usados, por si só, para avaliar o sistema superior português. Em que áreas estão melhor posicionadas as universidades portuguesas? Em que áreas obtêm mais pontos? Pode-se avaliar todo o sistema universitário português com os rankings internacionais ou apenas algumas universidades? Estas são algumas das questões debatidas ao longo deste trabalho que termina com um conjunto de recomendações estratégicas e operativas, entre as quais se contam, desenvolver políticas capazes de atrair talento internacional para a universidade, o reforço da marca da instituição e o incremento da produção científica de forma a contribuir para a melhoria contínua do desempenho das universidades portuguesas.
Popularity of university rankings is the reflex of the changes that have been occurring in the last years in higher education. After their appearance in 2003/2004, the global classifications of universities with higher prestige have revolutionized the higher education scope and, since then, the ARWU, THE and QS rankings have been generating important positive consequences. The universities rankings are indicators used to evaluate the universities results in a simple, synthetic and comprehensive way, making it easier to draw a comparison between universities. Based on these reasons, we consider convenient to know with more detail these three international university rankings as well as to do a more detailed study on its impact on Portuguese institutions. Our aim, firstly and briefly, is to present each one of these three international rankings (ARWU, THE, and QS), essentially its methodology and indicators. Secondly, we analyze the Portuguese representation, namely its position, points, profile and under-rankings. To do so, we make an intensive ranking analysis in order to understand and to reflect upon the Portuguese reality. In which areas are the Portuguese universities in better placed? In which areas do they get more points? Can we evaluate the whole Portuguese university system with the international rankings or only some universities? These are some of the issues we want to elucidate and give some strategic recommendations for a continuous improvement of the Portuguese universities performance.
URI: http://hdl.handle.net/10316/29856
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando_dissertação REVISTO.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.