Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29832
Title: A procura e obtenção de emprego para lá da via formal : o papel do capital social
Authors: Dinis, David Firmino Dias 
Orientador: Costa, Hermes
Keywords: Sociedade-providência; Capital social; Redes informais; Mercado de trabalho; Precariedade; Emprego
Issue Date: 18-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Dinis, David Firmino Dias - A procura e obtenção de emprego para lá da via formal : o papel do capital social, Coimbra, 2015
Abstract: Em Portugal e no mundo vivem-se momentos de crise económica e financeira que se repercutem nas mais variadas áreas da sociedades, principalmente nas políticas sociais e no mercado de trabalho. Nos últimos anos assistiu-se, pois, a uma intensificação da flexibilização do mercado de trabalho e à profusão de formas de emprego precárias com reflexos nos números do desemprego. De forma a combater o fenómeno, o Estado privilegiou políticas de integração profissional orientadas para lógicas de flexibilização e, consequentemente, multiplicaram-se as formas de contratação atípica responsáveis por um aumento da taxa de rotação dos trabalhadores. Com números do desemprego elevados e políticas de integração do Estado a evidenciarem baixa eficácia do que o desejado, os desempregados veem-se forçados a buscar estratégias alternativas de procura e obtenção de emprego. Estas formas alternativas surgem como uma resposta da Sociedade-Providência à atuação deficitária do Estado-Providência. De entre as formas alternativas de procura e obtenção de emprego neste estudo privilegia-se a utilização do capital social (contacto com pessoas conhecidas). Ainda assim, a utilização do capital social mostra-se mais complexa do que à partida seria de esperar, pois existem várias estratégias de utilização do capital social que devem ser utilizadas de diferentes formas em situações diversas. Deste modo, este estudo pretende contribuir pare elucidar os diferentes usos do capital social que podem facilitar a obtenção de emprego. A investigação realizada apoia-se em narrativas dos entrevistados, designadamente na perceção destes sobre: a atuação do Estado no que toca à integração profissional; a configuração do mercado de trabalho; a existência de uma instância protetora complementar ao Estado que também se assuma como uma forma alternativa de procura e obtenção de emprego, ou seja, uma “rede-providência”.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Hermes Costa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29832
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação (David Dinis).pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

947
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

177
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.