Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29815
Title: De Olhar atento e Ouvidos à escuta… - A espionagem militar na cronística portuguesa de Quatrocentos: Fernão Lopes e Gomes Eanes de Zurara
Authors: Viana Pinto, Vítor 
Orientador: Monteiro, João Gouveia
Keywords: História Militar; Espionagem; Idade Média
Issue Date: 28-Oct-2015
Abstract: Nesta dissertação propomo-nos identificar um conjunto de ações de busca, exploração e comunicação de informação inteligente em âmbito militar, no final da Idade Média. O contexto escolhido foi o do reino português de finais de Trezentos e de princípios de Quatrocentos, e o dos espaços onde se jogaram a sua independência e o seu futuro próximo. Ou seja, quisemos perceber alguns dos aspetos particulares e dos meios técnicos utilizados durante o continuado confronto luso-castelhano de 1383-1411 e nas ações desencadeadas pela monarquia de Avis para a Conquista de Ceuta (1415) e para a sua manutenção, enquanto primeira praça-forte portuguesa em África, por D. Pedro de Meneses. Para este desiderato decidimos perscrutar algumas das mais belas páginas da historiografia portuguesa; assim, de um leque mais ou menos alargado da cronística de Quatrocentos que poderíamos utilizar, selecionámos como fontes: a Crónica de D. João I de Fernão Lopes (1.ª e 2.ª Partes), a Crónica da Tomada de Ceuta e a Crónica do Conde D. Pedro de Meneses, estas duas da autoria de Gomes Eanes de Zurara. Um grupo restrito de fontes mas, como julgamos ter demonstrado, suficientemente ricas e ilustrativas do tema em análise e do período em questão. Rico, pelo espetro de acontecimentos que estas crónicas cobrem; ilustrativo, pela diversidade e importância das operações militares nelas descritas, dos protagonistas que nos dão a conhecer e das paragens e contextos para os quais nos transportam.
Description: Tese de mestrado em História Militar, em colaboração entre a Universidade de Lisboa (FLUL), a Universidade de Coimbra (FLUC), a Universidade dos Açores (UAç), a Universidade da Madeira (UMd), o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), a Academia Militar, a Academia da Força Aérea e a Escola Naval (EN)
URI: https://hdl.handle.net/10316/29815
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de História - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertacao_VitorVianaPinto.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

603
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,887
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.