Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29758
Title: Análise de toners remanufaturados por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR)
Authors: Gomes, Telmo Filipe Rocha 
Orientador: Lourenço, Rui Fausto Martins Ribeiro da Silva
Assis, Ana Cristina Almeida
Keywords: Química Forense; Química; Direito; Análise química; Investigação criminal; Material impresso; Espectroscopia de infravermelho
Issue Date: Jun-2015
Abstract: A investigação criminal na área da documentoscopia tem por objetivo a verificação da autenticidade dos documentos ou a determinação da sua autoria (adulteração de documentos). Assim, este trabalho, realizado no Laboratório de Polícia Científica (LPC), prende-se com a análise de toners remanufaturados por Espetroscopia de Infravermelho e posterior criação de uma base de dados baseada nos espetros de infravermelho dos toners. Os toners são compostos maioritariamente por resinas poliméricas, agentes de coloração e aditivos, como por exemplo sílica, entre outros. Neste estudo, foram analisadas sessenta e três amostras, de oito marcas diferentes, com base na Espetroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) com auxílio de uma célula de diamante. Foram identificados quais os principais componentes presentes nas amostras estudadas. Realizou-se também um estudo comparativo entre toners do mesmo modelo, mas com origens diferentes ou de lotes diferentes. A influência das fibras de papel nas análises realizadas foi também avaliada. As amostras foram agrupadas em dez grupos distintos, com base nas suas principais características químicas e intensidade relativa das bandas observadas nos seus espetros de infravermelho. O agrupamento permite uma análise rápida comparativa entre toners que apresenta grandes potencialidades em práticas de análise forense. Conjuntamente com um estudo anterior realizado no LPC sobre toners originais, a classificação dos toners remanufaturados agora efetuada contribui também uma abordagem nova para análise da origem e amostras de documentos impressos. Finalmente, foram ainda efetuadas comparações entre toners remanufaturados e respetivos originais, para verificar se os mesmos apresentavam características espetroscópicas distintas, que permitissem a sua diferenciação.
Description: Dissertação de Mestrado em Química Forense apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29758
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Química - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Telmo Filipe Rocha Gomes.pdf16.6 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

577
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,020
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.