Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29746
Title: A Performance como Ritual
Authors: Pereira, Jose Filipe 
Orientador: André, João Maria
Keywords: Performance; Ritual; Grotowski; Theyyam
Issue Date: 15-Oct-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Pretendemos, com esta dissertação, fundamentar a categorização como ritual laico da Arte como Veículo, propósito da última fase do trabalho de Jerzy Grotowski, discutindo os modos particulares dessa categorização. No primeiro capítulo expomos, resumidamente, o percurso artístico de Grotowski e as principais influências que marcaram o seu pensamento. Explicamos os conceitos fundamentais que estruturam a sua prática artística e ensaiamos uma definição para a Arte como Veículo. Finalizamos o capítulo com uma discussão sobre a categorização como ritual das criações performativas produzidas segundo este modelo. No segundo capítulo abordamos o ritual como performance e discutimos a origem ritual dos géneros estéticos performativos. Apresentamos definições operativas de ritual e performance e abordamos os principais aspectos do ritual enquanto performance, recorrendo sobretudo à Antropologia da Performance de Victor Turner. No final do capítulo exploramos a categorização da Arte como Veiculo como ritual, à luz da Antropologia da Performance. No terceiro capítulo fazemos um estudo sumário de um ritual tradicional, o culto dos Theyyams do Norte Malabar, na Índia. Contextualizamos e descrevemos o ritual e algumas das suas particularidades. Relatamos as impressões recolhidas durante um estudo de campo na região, à luz da experiência da Arte como Veículo e dos aspectos realçados pela Antropologia da Performance. Concluímos com a enumeração de resultados obtidos e a confrontação entre o que se apurou na investigação sobre a Arte como Veículo e as impressões recolhidas no estudo do Theyyam, apontando-se desenvolvimentos que possam futuramente confirmar ou reforçar os resultados agora apresentados.
With this dissertation I intend to justify the categorization as a secular ritual of the Art as Vehicle, the last phase of Jerzy Grotowski's work, discussing the particular ways of this categorization. In the first chapter I briefly expose the artistic course of Grotowski and the main influences that marked his thought. I explain the fundamental concepts that structure his artistic practice and I essay a definition for Art as Vehicle. I end the chapter with a discussion of the categorization as a ritual of performing works created according to this model. In the second chapter I address the ritual as performance and briefly discuss the ritual origin of performative aesthetic genres. I propose operative definitions for ritual and performance and I enumerate the main aspects of ritual as performance, calling upon, mostly, the Anthropology of Performance from Victor Turner. At the end of the chapter I explore the categorization as ritual of Art as Vehicle at the light of the Anthropology of Performance. In the third chapter I make a summary study of a traditional ritual, the worship of Theyyams in the North Malabar, India. I contextualize and describe the ritual and some of its special features. I report the impressions gathered during a field study in the region, at the light of the experience of Art as Vehicle and of the aspects highlighted by the Anthropology of Performance. I conclude with an enumeration of results and the confrontation between what was found in the research on Art as Vehicle and the impressions gathered in the study of Theyyam, pointing out future developments that may confirm or strengthen the results now presented.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/29746
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado

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