Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29730
Título: Avaliação do grau de adesão à filosofia lean e da sua performance organizacional de empresas portuguesas
Autor: Silva, Thássio Rafael Alvão 
Orientador: Gomes, Carlos Ferreira
Palavras-chave: Cultura Lean; Produção magra; Graus de maturidade
Data: 25-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Silva, Thássio Rafael Alvão da - Avaliação do grau de adesão à filosofia lean e da sua performance organizacional de empresas portuguesas, Coimbra, 2015
Resumo: Hoje muito se tem falado sobre Manufatura Magra (MM), porém poucos esforços têm sido dedicados a encontrar o nível de maturidade dessa metodologia dentro das organizações. Essa maturidade está associada, principalmente, à absorção dos princípios magros pela cultura organizacional. Com essa avaliação das práticas operacionais associadas às práticas magras, é possível determinar índices acerca da implantação desse sistema. O fato desta metodologia não possuir um padrão de implementação dificulta a avaliação do quanto a empresa está próxima da condição Lean, por isso requer uma atenção especial. A presente investigação baseia-se numa avaliação através das normas norte-americanas SAE J4000, aplicada numa base de dados das maiores empresas exportadoras portuguesas, para encontrar o nível de adesão à metodologia Lean. A estrutura da norma sofreu algumas alterações para possibilitar a geração de relatórios e resultados mais diversificados, incluindo perguntas ligadas à Performance Organizacional das empresas diante dos seus concorrentes. Após a realização desta avaliação, procuraram-se os graus de maturidade global e os graus de maturidade específicos da cultura Lean. Foi possível analisar estes resultados em função das características empresariais da amostra, e também foi exequível a construção de relatórios com abordagens estáticas que contribuíram para a robustez do trabalho. Por sua vez, os procedimentos possibilitaram gerar referências quantitativas e interpretações que permitirão que outros estudos possam ser desenvolvidos a partir deste. Apesar da existência de algumas limitações, foi possível identificar pontos fortes e fracos do sistema existente nas empresas. Além disso, o estudo também indicou diretrizes para o aperfeiçoamento do método existente de avaliação e implantação do MM.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Ferreira Gomes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29730
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertacao_Thassio.pdf2.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

370
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

725
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.