Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29702
Título: O desenvolvimento da indústria do design corporal, nos últimos 50 anos, em Portugal
Autor: Andrade, Miguel André Pereira Jardim de 
Orientador: Fortuna, Carlos
Palavras-chave: Indústria do design corporal; Corpo; Publicidade; Imprensa escrita
Data: 28-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Andrade, Miguel André Pereira Jardim de - O desenvolvimento da indústria do design corporal, nos últimos 50 anos, em Portugal, Coimbra, 2015
Resumo: A par de uma crescente preocupação com os cuidados do corpo, por parte dos indi-víduos, na sociedade atual tem vindo a registar-se o desenvolvimento de mercados em torno da modulação corporal, estética, saúde e bem-estar físico. Atendendo às consequências que as mudanças políticas, económicas e culturais ocor-ridas em Portugal, nos últimos cinquenta anos, ocasionaram na conceção e na forma de uti-lização do corpo por parte dos indivíduos, procurou-se analisar nesta dissertação o desen-volvimento da indústria do design corporal em contexto nacional. A seleção das unidades de observação que sustentam a parte empírica deste trabalho passou pelos anúncios publicitá-rios da indústria do design corporal divulgados nas edições da revista Flama (1964) e da revista Visão (2014). A partir da informação recolhida procedeu-se a uma análise da ocorrência de anún-cios publicitários, atendendo a três esferas da indústria do design corporal –bem-parecer, bem-estar e bem-fazer – , para dois momentos, ano de 1964 e 2014. Procedeu-se ainda neste trabalho à análise da frequência dos anúncios publicitários da indústria do design corporal nas edições publicadas nas revistas e períodos selecionados para análise. Verificou-se um aumento de produtos, bens e serviços dedicados aos cuidados com a aparência e estética do homem na revista Visão em 2014, constatando-se assim uma diminuição da dissimetria entre homens e mulheres existente na revista Flama em 1964. Concluiu-se que com o desenvolvimento da indústria do design corporal é cada vez mais difícil distinguir as suas esferas e os efeitos promovidos pelos seus produtos, bens e serviços. A atual multifuncionalidade, diversidade e complementaridade dos produtos bens e serviços premeiam assim o cruzamento dos objetivos e efeitos das esferas da indústria do design corporal, tornando-a cada vez mais híbrida. Confirma-se ainda que a indústria do design corporal se molda ao contexto da sociedade, cultura e público consumidor.
Descrição: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Fortuna.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29702
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

564
Visto em 9/abr/2024

Downloads 50

537
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.