Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29681
Title: Portfólios de ações da Bolsa de Lisboa : comparação de resultados de diferentes modelos
Authors: Pereira, Ana Maria Almeida Silva Tavares 
Orientador: Godinho, Pedro Manuel Cortesão
Keywords: Portfólios de ações; Bolsa de Lisboa; Markowitz; Risco; Mercados financeiros; Desempenho
Issue Date: 21-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Pereira, Ana Maria Almeida Silva Tavares - Portfólios de ações da Bolsa de Lisboa : comparação de resultados de diferentes modelos, Coimbra, 2015.
Abstract: Com o presente trabalho propõe-se um estudo da construção e desempenho de portfólios de ações da Euronext Lisboa. Pretende-se que estes portfólios sejam considerados eficientes sobre o ponto de vista de um investidor. Para isso serão usadas duas grandes abordagens: a abordagem tradicional, baseada no modelo da Média – Variância de Markowitz (1952), devidamente adaptada para outras medidas de risco, e uma abordagem paramétrica, de Brandt, Santa–Clara e Valkanov (2007), e em que serão usadas as características dos ativos para chegar a um portfólio eficiente. Os dados usados são relativos ao período de julho de 2000 a dezembro de 2014, de modo a compreender o período de maior crise financeira. É feita uma análise inicial da construção dos portfólios para cada modelo implementado, e posterior análise do seu desempenho com base nas medidas definidas como indicadores de desempenho. É feito posteriormente um teste ao desempenho fora da amostra, tanto para a amostra referente aos dados históricos usados na abordagem tradicional, como, separadamente, à amostra usada para os dados da abordagem paramétrica. Observa-se que a Sumol Compal é a empresa que conforme a maioria dos modelos implementados, mais detém ações nos portfólios construídos. Chegase à conclusão que, apesar de esperado, é sob cenários com vendas a descoberto permitidas que os portfólios apresentam um melhor desempenho, para as diferentes medidas usadas.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Manuel Cortesão Godinho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29681
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
V.FinalSet.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.