Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29674
Title: Consumo de moda masculina : contributos para a modernização e internacionalização e Portugal
Authors: Cardoso, Renata Freitas 
Orientador: Fortuna, Carlos
Issue Date: 23-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Cardoso, Renata Freitas - Consumo de moda masculina : contributos para a modernização e internacionalização e Portugal, Coimbra, 2015.
Abstract: Após a Segunda Guerra Mundial a partir dos anos 50, instaurar-se-ia a sociedade do consumo revolucionando substancialmente os estilos de vida dos indivíduos. Legitimar-se-ia o desejo, a sedução e a busca da felicidade individual através da constante estimulação do indivíduo à criação da sua própria identidade, mediante as inúmeras escolhas colocadas à sua disposição. Em Portugal, a cultura do consumo verificar-se-ia anos mais tarde, devido ao regime ditatorial que o país vivia desde 1926, a ditadura mais longa da Europa que se manteve durante 48 anos. A revolução do 25 Abril decretaria o fim do regime ditatorial Salazarista. Abrir-se-iam as portas para a entrada da democracia em Portugal e, conjuntamente com ela, o consumo, a sedução, o desejo e o fenómeno moda, enquanto representante mor do novo, do efémero e do versátil. A moda é comunicação, criatividade, liberdade e expressividade. A moda é arte. Através da moda, o estilista expressa-se e o consumidor de moda por conseguinte revela-se. Não há espaço para a moda na vigência de um regime opressivo. O fim do regime ditatorial permitiu novas mentalidades em Portugal, novos modos de estar e de ser. Legitima-se a busca da felicidade privada e a criação da própria identidade. A moda masculina portuguesa, tanto a nível de criação como a nível de consumo revelou-se ao longo destes anos. A presente dissertação tem como objetivo a análise da moda masculina portuguesa e o seu consumo, mediante a análise do seu contributo para a modernização e internacionalização de Portugal.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Fortuna.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29674
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissert. Final.pdf2.73 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

619
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

890
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.