Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29672
Title: O impacto da inteligência emocional na liderança autêntica e no sucesso individual a partir das atitudes dos trabalhadores
Authors: Silva, Diane Isaura Soares 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Inteligência emocional; Liderança autêntica; Automotivação; Criatividade; Superação no trabalho
Issue Date: 1-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Diane Isaura Soares - O impacto da inteligência emocional na liderança autêntica e no sucesso individual a partir das atitudes dos trabalhadores, Coimbra, 2015.
Abstract: Hoje em dia, a inteligência emocional tem uma pluralidade de definições, no entanto, cada uma delas próximas o suficiente para sustentar a ideia de que têm desempenhado um papel fundamental, tanto no contexto organizacional como no dia á dia das pessoas. Saber gerir as suas emoções e saber lidar com as dos outros tem-se revelado uma competência principal e de grande importância. Resumindo, a inteligência emocional traduz-se na capacidade de racionalizar as emoções através dos processos cognitivos que envolve a perceção das próprias emoções e também a dos outros, a regulação e uso das emoções, no sentido da sua eficácia funcional, ou seja, a tomada de decisão (Wong e Law, 2002). Com isto, este estudo tem como objetivo entender qual o impacto da inteligência emocional na liderança autêntica uma vez que um líder deve ser visto como um exemplo e tem influência nas pessoas com quem colabora e/ou está em contacto. Um líder com elevada inteligência emocional terá provavelmente mais sucesso e uma maior vantagem competitiva comparativamente com outro líder que tenha uma inteligência emocional menos evidente. Na liderança autêntica necessita-se do uso da inteligência emocional para, assim, conseguir alcançar os seus objetivos e chegar ao sucesso individual, para além de, no contexto organizacional, se pretender um desempenho individual mas também coletivo. Esta investigação insere-se no contexto organizacional e na forma como a inteligência emocional pode ser usada promovendo uma liderança autêntica eficaz chegando a gerar sucesso individual através do impacto que este pode ter nas atitudes. Para a realização deste estudo, foi efetuado um questionário a cerca de 367 pessoas que desenvolviam naquele momento uma atividade profissional. A recolha dos dados decorreu via online. Esta investigação mostrou que há um impacto da inteligência emocional na liderança autêntica e nas variáveis mediadoras, à exceção do comportamento ético. Através destas conclusões é possível fornecer um conjunto de orientações para que os indivíduos dêem mais ênfase à sua inteligência emocional dado o impacto que ela pode ter de forma direta ou indireta na automotivação, na criatividade, na superação no trabalho, no comprometimento afetivo organizacional e na liderança autêntica.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29672
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Projeto_FINAL Diane Silva.pdf23.35 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

941
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,442
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.