Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29544
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Isabel Pedro dos-
dc.contributor.advisorMendes, José Manuel-
dc.contributor.authorSouza, Juliana Mello-
dc.date.accessioned2015-09-28T10:39:25Z-
dc.date.available2015-09-28T10:39:25Z-
dc.date.issued2016-06-29-
dc.date.submitted2015-09-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Juliana Mello - Uma crise conjugada no feminino : um estudo da representação mediática das mulheres no atual contexto de recessão em Portugal. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29544-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29544-
dc.descriptionTese de doutoramento em Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais, no ramo de Estudos Anglo-Americanos, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractNa presente investigação, busco explorar e problematizar o tratamento da linguagem mediática, tal como hoje se encontra organizada na narrativa jornalística direcionada às mulheres, centrando-me sobretudo no seu característico processo de construção e de difusão de referenciais de identidades – particularmente, as representações convencionais de género – durante uma fase de crise financeira em Portugal. O objetivo deste trabalho é a identificação dos efeitos dessa linguagem dos media na produção de referenciais que remetem para possíveis conceções dos papéis atribuídos a homens e mulheres, estruturadas por um sistema binarista de género. Para isso, são analisadas algumas das estratégias discursivas usadas nos textos jornalísticos de quatro das revistas femininas de maior tiragem no país (Maria, Elle, Máxima e Happy Woman). Procuro identificar em que medida as identidades das mulheres vêm sendo (re)produzidas e reforçadas pelos media no panorama de recessão financeira com que Portugal se confronta. Em particular, esta análise permite também observar e interpretar como a “linguagem da crise”, apropriada pelos veículos de comunicação social envolve, no seu modus operandi, enquanto fenómeno social, tanto as estruturas de controlo/poder como as lógicas identitárias de uma sociedade de consumo patriarcal. Este exercício, por sua vez, permite retratar o possível impacto que as divisões e os estereótipos de género exercem sobre a forma de ver as mulheres na sociedade portuguesa regida, atualmente, pelo mercado financeiro.pt
dc.description.abstractThis thesis seeks to analyze and discuss the language of the media as it is organized at present in journalistic narratives addressed to women, focusing especially on the production of references pertaining to the roles attributed to women and to men and structured on the basis of a binary gender system. For that purpose, some of the discourse strategies applied in texts selected from the four women’s magazines with the largest circulation in Portugal (Maria, Elle, Máxima and Happy Woman) are analyzed. Through that analysis I attempt to identify to what extent women’s identities are being (re)produced and reinforced by the media in the context of the Portuguese financial recession. This analysis shows how, in its modus operandi, the “language of crisis” as appropriated by the media, involves, as a social phenomenon, both control/power structures and the identity models of a patriarchal consumer society. This exercise provides a clear view of the potential impact of gender divisions and stereotypes on the way women are seen in Portuguese society, currently governed by the financial market.pt
dc.language.isoporpt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/72415/2010/PT/QUANDO ELAS SÃO NOTÍCIA: O PERCURSO DOS MEDIA PARA RETRATAR E SILENCIAR AS MÚLTIPLAS REALIDADES DAS MULHERES NA CONTEMPORANEIDADEpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectEstudos das mulheres e de géneropt
dc.subjectIdentidades e representaçõespt
dc.subjectCrise económico-financeirapt
dc.subjectDiscurso mediáticopt
dc.subjectLanguagept
dc.subjectWomen’s studies and gender studiespt
dc.subjectIdentity and representationpt
dc.subjectEconomic and financial crisispt
dc.subjectMedia discoursept
dc.titleUma crise conjugada no feminino: um estudo da representação mediática das mulheres no atual contexto de recessão em Portugalpt
dc.typedoctoralThesispt
dc.date.embargoEndDate2016-12-29-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2016-06-29*
dc.identifier.tid101518277pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3602-9756-
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Doutoramento
I&D CES - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese_final_Juliana Souza.pdfDocumento principal_tese de doutoramento_Juliana Souza3.22 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

991
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

814
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.