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Título: Uma crise conjugada no feminino: um estudo da representação mediática das mulheres no atual contexto de recessão em Portugal
Autor: Souza, Juliana Mello 
Orientador: Santos, Isabel Pedro dos
Mendes, José Manuel
Palavras-chave: Linguagem; Estudos das mulheres e de género; Identidades e representações; Crise económico-financeira; Discurso mediático; Language; Women’s studies and gender studies; Identity and representation; Economic and financial crisis; Media discourse
Data: 29-Jun-2016
Citação: SOUZA, Juliana Mello - Uma crise conjugada no feminino : um estudo da representação mediática das mulheres no atual contexto de recessão em Portugal. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29544
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/72415/2010/PT/QUANDO ELAS SÃO NOTÍCIA: O PERCURSO DOS MEDIA PARA RETRATAR E SILENCIAR AS MÚLTIPLAS REALIDADES DAS MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE 
Resumo: Na presente investigação, busco explorar e problematizar o tratamento da linguagem mediática, tal como hoje se encontra organizada na narrativa jornalística direcionada às mulheres, centrando-me sobretudo no seu característico processo de construção e de difusão de referenciais de identidades – particularmente, as representações convencionais de género – durante uma fase de crise financeira em Portugal. O objetivo deste trabalho é a identificação dos efeitos dessa linguagem dos media na produção de referenciais que remetem para possíveis conceções dos papéis atribuídos a homens e mulheres, estruturadas por um sistema binarista de género. Para isso, são analisadas algumas das estratégias discursivas usadas nos textos jornalísticos de quatro das revistas femininas de maior tiragem no país (Maria, Elle, Máxima e Happy Woman). Procuro identificar em que medida as identidades das mulheres vêm sendo (re)produzidas e reforçadas pelos media no panorama de recessão financeira com que Portugal se confronta. Em particular, esta análise permite também observar e interpretar como a “linguagem da crise”, apropriada pelos veículos de comunicação social envolve, no seu modus operandi, enquanto fenómeno social, tanto as estruturas de controlo/poder como as lógicas identitárias de uma sociedade de consumo patriarcal. Este exercício, por sua vez, permite retratar o possível impacto que as divisões e os estereótipos de género exercem sobre a forma de ver as mulheres na sociedade portuguesa regida, atualmente, pelo mercado financeiro.
This thesis seeks to analyze and discuss the language of the media as it is organized at present in journalistic narratives addressed to women, focusing especially on the production of references pertaining to the roles attributed to women and to men and structured on the basis of a binary gender system. For that purpose, some of the discourse strategies applied in texts selected from the four women’s magazines with the largest circulation in Portugal (Maria, Elle, Máxima and Happy Woman) are analyzed. Through that analysis I attempt to identify to what extent women’s identities are being (re)produced and reinforced by the media in the context of the Portuguese financial recession. This analysis shows how, in its modus operandi, the “language of crisis” as appropriated by the media, involves, as a social phenomenon, both control/power structures and the identity models of a patriarchal consumer society. This exercise provides a clear view of the potential impact of gender divisions and stereotypes on the way women are seen in Portuguese society, currently governed by the financial market.
Descrição: Tese de doutoramento em Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais, no ramo de Estudos Anglo-Americanos, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/29544
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Doutoramento
I&D CES - Teses de Doutoramento

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