Title: Tomás da Fonseca (1877-1968). Educador do povo
Authors: Torgal, Luís Filipe Rodrigues dos Reis 
Keywords: Tomás da Fonseca;religião;república;educação;oposição;religion;republic;education;opposition
Issue Date: 29-Feb-2016
Abstract: Este texto é uma biografia histórica, um ensaio sobre a vida de um homem que foi produto e produtor, espetador e ator das circunstâncias do seu tempo. Pretende analisar a vida longa e cheia de José Tomás da Fonseca (1877-1968), que atravessou dois séculos, o que permitiu a este ex-seminarista, agricultor, poeta, publicista, professor, educador, ficcionista, historiógrafo e político presenciar e intervir em quatro regimes políticos: Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar e Estado Novo de Salazar. Está organizado em cinco partes que se cruzam e complementam — Raízes, Religião, República, Educação e Oposição. Os desideratos essenciais desta investigação são vários: conhecer as raízes e os condicionalismos sociológicos e culturais que fizeram o jovem Tomás entrar no Seminário de Coimbra para depois abandonar esta instituição pouco antes de terminar o curso de Teologia; indagar sobre as circunstâncias que o levaram a perder a fé, renunciar a Deus e às religiões e a desconstruir, obstinadamente, a argumentação teológica que sustentava os dogmas e os rituais professados pela Igreja Católica e o seu clero; a injuriar a monarquia e os seus reis; a seguir a sensibilidade poética e o ideário humanista, anticlerical e republicano do seu primeiro «mestre», Guerra Junqueiro; a venerar a vida e a obra cívica e científica dos geógrafos libertários Élisée Reclus e Piotr Kropotkin; a ser iniciado na Maçonaria e aderir a uma conceção ideológica de república socialista, democrática e laica, que acreditou estar vertida no projeto e praxis políticos do Partido Democrático de Afonso Costa; a erguer a sua voz para defender os desvalidos, sobretudo os camponeses que consumiam os seus dias a laborar arduamente nos meios rurais; a bater-se, devotadamente, por uma educação popular, que encarava como panaceia para a libertação dos homens e das mulheres da sua menoridade, da sua secular submissão à monarquia, à Igreja e à ordem imposta pelas classes possidentes; enfim, a combater, por palavras e atos, todas as conceções ou práticas políticas que rotulava de autoritárias, fossem elas a Monarquia, a «República Nova» sidonista, a Ditadura Militar ou o Estado Novo salazarista. A sua atitude intransigente em defesa dos valores em que acreditou teve o seu preço, sobretudo porque seria reiterada, no interior dos meios oposicionistas, em conjunturas político-ideológicas particularmente adversas. Os detratores de Tomás da Fonseca acusaram-no de republicano sectário, apóstata, anticlerical fanático, satânico, mistificador e iconoclasta. Pelo contrário, os seus admiradores representaram-no como missionário do povo, apóstolo cívico do laicismo, símbolo dos livres-pensadores portugueses, destruidor de falsos mitos da História, Política e Religião.
This text is a historical biography, an essay about the life of a man who was, at the same time, a product and a producer, a viewer and an actor of his time’s circumstances. The essay aims at analyzing the long and filled life of José Tomás da Fonseca (1877-1969), which travelled along two centuries. The ex-seminarian, farmer, poet, advertiser, teacher, educator, fictionist, historiographer and politician had the chance of witnessing and intervening in four political regimes: Constitutional Monarchy, First Republic, Military Dictatorship and Salazar’s Estado Novo. The text is organized into five parts that come cross and complement each other – Roots, Religion, Republic, Education and Opposition. The specific purposes of this investigation are varied: to identify the reasons as well as the cultural and sociological conditions that made young Tomás go to the Coimbra Seminary and later abandon his almost complete degree in theology; to inquire about the circumstances that led him to lose his faith, to renounce to God and to obstinately decompose the theological argumentation that grounds the rituals and dogmas of the Catholic Church and its clergy; to affront the monarchy and its kings; to follow the poetic sensitivity and the humanist ideals of his anticlerical republican first “master”, Guerra Junqueiro; to worship the life, the civic and scientific work of the libertarian geographers Élisée Reclus and Piotr Kropotkin; to be initiated into freemasonry and to follow the ideological notion of a socialist, secular and democratic republic that he believed was poured in the Partido Democrático, the political project led by Afonso Costa; to raise his voice for the defense of the unfortunate, mainly the peasants, who worked all day long in rural areas; to dutifully struggle for a popular education, which he considered a panacea for the liberation of men and women from their minority, from their ancient submission to monarchy, to Church and to the imposed order by the dominant classes; hence to fight, in actions and in words, all political systems or practices that he labeled as authoritarian, whether they were the Monarchy, the “New Republic” of Sidónio Pais, the Military Dictatorship or Salazar’s Estado Novo. His uncompromising attitude towards the values he defended had its price, especially reaffirmed inside certain opposition circles and within particularly hostile environments in political/ideological terms. Tomás da Fonseca’s detractors accused him of being a biased republican, an apostate, a fanatic anticlerical, a satanist, a mystifier and an iconoclast. On the contrary, his admirers characterized him as a people’s missionary, a civic advocate of laicism, a symbol of portuguese free thinkers, a destroyer of myths in the fields of History, Politics and Religion.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Contemporâneos, apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29275
Rights: openAccess
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