Title: Pintura Contemporânea - Imagem Deferida e Proposição Crítica
Authors: Mendes, Valdemar dos Santos 
Keywords: Arte;Pintura;Egypt (2003);September;Gerhard Richter;Luc Tuymans;Proposição;Imagem;Pintura
Issue Date: 12-Jan-2016
Citation: MENDES, Valdemar dos Santos - Pintura contemporânea : imagem deferida e proposição crítica. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29075
Abstract: A presente dissertação apresenta como objeto de estudo a pintura contemporânea, quando nesta a imagem se manifesta por processos apropriativos e com sentido proposicional e crítico. Apresentam-se e analisam-se duas obras/pinturas recentes: Egypt (2003) de Luc Tuymans e September (2005) de Gerhard Richter. Separadamente, disserta-se sobretudo sobre a continuidade da pintura e a representação de acontecimentos trágicos em pintura. A continuidade da pintura é analisada tendo em consideração as suas propriedades endógenas e a sua singularidade, assim como a sua expansibilidade e as condições de recetibilidade que requer. Relativamente à representação pictórica de momentos-acontecimentos são expostos assuntos relacionados com a pintura historicista e a impintabilidade de acontecimentos dramáticos. Para o entendimento da imagem deferida desenvolve-se uma análise específica de alguns aspetos da arte Pop. Revê-se 129 DIE IN JET (1962) de Andy Warhol e disserta-se, sobretudo, sobre a utilização da imagem trouvé e sobre a repetição em pintura. Depois expõe-se o nosso entendimento acerca do deferimento da imagem e sobre a consequente rematerialização plástica. Para completar o estudo, estabelece-se uma correlação da pintura com a filosofia analítica e fala-se da pintura como uma proposição plástica. De seguida abordam-se os seus aspetos críticos e contundentes. Por fim, é apresentado Ilegal, um projecto/trabalho em pintura desenvolvido especificamente para esta tese e explorando a sua latitude conceptual.
This dissertation aims at studying contemporary painting, when in such painting image is expressed through appropriative processes and with a propositional and critical sense. Two recent works/paintings are presented and analyzed: Luc Tuymans’ Egypt (2003) and Gerhard Richter’s September (2005). The continuity of painting and the depiction of tragic events in painting are discussed separately. The continuity of painting is analyzed taking into consideration its endogenous characteristics and singularity, as well as its expansibility and the receptivity conditions it requires. Concerning the pictorial representation of moments-events, this dissertation presents subjects related to history painting and the unpaintability of dramatic events. A specific analysis of some aspects of Pop Art is developed for the understanding of the accepted image. Andy Warhol’s 129 DIE IN JET (1962) is reviewed and a discussion is carried out focusing, mainly, on the use of the found object and on repetition in painting. Next, we present our understanding of the acceptance of the image and the resulting plastic rematerialization. This study is completed with a correlation between painting and analytic philosophy, and painting is addressed as a plastic proposition. Next, its critical and striking aspects are approached. Finally, we present Ilegal, a project/work on painting, specifically developed for this dissertation and which explores its conceptual latitude.
Description: Tese de doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29075
Rights: openAccess
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