Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29028
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilveirinha, Maria João-
dc.contributor.advisorSimões, Rita-
dc.contributor.authorSavietto, Daniele-
dc.date.accessioned2015-07-24T09:20:17Z-
dc.date.available2015-07-24T09:20:17Z-
dc.date.issued2015-07-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29028-
dc.description.abstractDesde os primórdios dos estudos feministas na mídia tem-se observado a maneira estereotipada e negativa pela qual as mulheres tem sido constantemente representadas, tal construção simbólica é refletida no modo como a sociedade as enxerga, e mais, como elas próprias se veem. Assim, este trabalho problematiza a representação das mulheres nos meios de comunicação e, através de pesquisa de campo, tem como objetivo entender a maneira como as mulheres se veem representadas pelos meios, questionando se elas identificam, ou não, esta problemática. Neste contexto optou-se por uma revisão bibliográfica acerca da construção histórica do papel da mulher na sociedade através de autores como Simone Beuavoir, Andrea Nye, June Hannam, Bell Hooks e Betty Friedan, contemplando também as terias feministas da mídia por meio de autoras como Gaye Tuchman, Karen Ross, Carolyn Byerly e Maria João Silveirinha, além dos estudos em comunicação, nomeadamente aqueles relacionados a construção da mensagem e da recepção. Para a pesquisa optamos pela recolha e análise de dados através de questionários que foram distribuídos em 15 países diferentes, representando assim os 5 continentes terrestres, no qual as mulheres responderam afirmações acerca da representação feminina em jornais, publicidade, televisão e conteúdo online.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.titleMulheres e mídia global : uma análise internacional da perspectiva das mulheres sobre suas representações midiáticaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.titleTese Mestradopor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201519844-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Communication, Information and Digital Culture-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0702-3366-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6356-6042-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
dissertacao daniele savietto.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

596
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

3,572
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.