Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29009
Título: Controlo da qualidade e validação de métodos cromatográficos - da teoria à prática
Autor: Ribeiro, Vânia Cristina Maia 
Orientador: Ribeiro, Ana Cristina Faria
Costa, Alain Lopes da
Palavras-chave: Química; Química analítica; Cromatografia
Data: Jul-2015
Citação: Ribeiro, Vânia Cristina Maia / Controlo da qualidade e validação de métodos cromatográficos - da teoria à prática
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular “Projeto Científico ou Projeto Industrial” do Mestrado em Química, especialização em Controlo da Qualidade e Ambiente. Este estágio realizou-se na ÆMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, uma Instituição privada de utilidade pública, cujo objetivo consiste no apoio à indústria e à comunidade no domínio da química, especializada em controlo químico da qualidade. O estágio consistiu fundamentalmente na aquisição de conhecimentos relativos à validação de métodos cromatográficos, no contexto das atividades do Laboratório de Cromatografia da ÆMITEQ. Numa primeira fase foi feito o enquadramento nas atividades do laboratório relacionadas e necessárias à realização de ensaios, nomeadamente: documentação, gestão de amostras, gestão de equipamento, entre outras. Seguidamente, foi efetuada a familiarização com as técnicas analíticas, através da realização de ensaios fora do âmbito da acreditação com o equipamento de análise FTIR. No âmbito da acreditação do laboratório, realizaram-se os seguintes ensaios: determinação de trihalometanos e de solventes clorados em águas por GC-ECD, determinação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos em águas por HPLC-DAD, determinação de pesticidas derivados de ureia em águas por HPLC-DAD, determinação de herbicidas ácidos em águas por HPLC-DAD, determinação de aniões em águas e efluentes líquidos por cromatografia iónica, determinação de pesticidas em águas por GC-MS/MS, determinação de compostos orgânicos voláteis em águas por cromatografia gasosa associada à espectrometria de massa GC-MS e análise de carbono orgânico total e carbono dissolvido em águas. Efetuou-se, ainda, a revalidação de alguns métodos acreditados, de acordo com as metodologias de validação do laboratório de cromatografia e a sistematização de dados de validação e controlo da qualidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Química apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29009
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Química - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_Vania Ribeiro_digital.pdf23.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.