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Título: O novo museu ferroviário de Sernada do Vouga : proposta de equipamentos, reabilitação do edificado e modernização da linha do Vouga
Autor: Marques, Rui Manuel Vidal 
Orientador: Lobo, Rui
Palavras-chave: Caminho de ferro, Linha do Vouga,reabilitação; Ramal ferroviário de Aveiro, reabilitação; Estação ferroviária, Sernada do Vouga, requalificaçã; Museu, Sernada do Vouga, projecto
Data: Fev-2015
Citação: Marques, Rui Manuel Vidal - O novo museu ferroviário de Sernada do Vouga : proposta de equipamentos, reabilitação do edificado e modernização da linha do Vouga. Coimbra, 2015
Resumo: Ao longo da seguinte dissertação pretende fazer-se um estudo da Linha do Vale do Vouga, mais propriamente do Ramal de Aveiro bem como encontrar soluções para o futuro da infraestrutura e utentes que diariamente se servem dela, e se sentem cada vez mais ameaçados. Para uma melhor organização e compreensão do que foi estudado, dividiu-se o presente trabalho em três capítulos. Ao longo do primeiro capítulo, é feita uma caracterização global da linha, fazendo-se o seu enquadramento no território nacional e na paisagem envolvente à mesma. Faz-se também, ainda que de forma abreviada, uma comparação das características de desenho e construção entre a Linha do Vouga e algumas linhas métricas francesas. Faz-se de seguida uma abordagem a todo o processo de planeamento e construção da via com referência a todos os intervenientes e datas mais importantes. Na parte final desta primeira parte aborda-se o funcionamento da linha até ao presente, com referência aos diversos contextos sócio-económicos que atravessou, bem como aquilo que se espera no futuro próximo. No capítulo II é onde são apresentadas as razões pelas quais se deve proceder à manutenção do transporte ferroviário no Vale do Vouga. Faz-se de seguida uma análise ao estado de conservação da linha e das composições apresentando-se as razões que fazem com que cada vez menos se olhe para o “Vouguinha” como uma alternativa de transporte credível. Finaliza-se com a apresentação do Sistema Tram-Train descrevendo-se as suas vantagens e desvantagens assim como as características do material circulante e as razões que me levam a crer que a sua implementação seria uma mais valia. No terceiro e último capitulo faz-se uma descrição geral da povoação de Sernada do Vouga seguindo-se uma abordagem às questões que afectam as infraestruturas rodoviárias de acesso ao local. No seguimento apresentam-se algumas soluções que visam responder aos problemas identificados. Na última parte é desenvolvido um projecto base de arquitectura/urbanismo para o complexo da estação e oficinas de Sernada do Vouga, explicando-se o conceito a partir do qual se tomaram as opções para a intervenção, tendo como base as pré-existências, das quais se faz uma descrição precisa.
Throughout the next dissertation intends to make a study of the “Linha do Vale do Vouga”, more specifically of the Aveiro branch line and find solutions for the infrastructure´s future and for users who daily use the line and feel increasingly threatened. For a better organization and understanding of what has been studied, this work was divided in three chapters. Throughout the first chapter a global characterization of the line is made, doing its framework in the country and in the surrounding landscape. Even though in abbreviated form, it does also a comparison of the design and construction features between “Linha do Vouga” and some french metric lines. An approach to the whole process of line planning and construction is made with reference to all stakeholders and key dates. In the final part of this first chapter, the line operation is approached to date, with reference to the different socio-economics contexts that it experienced as well as what is expected in the near future. In Chapter II, the reasons why the rail transport in the “Vale do Vouga” should be maintained are presented. An analysis of the line and train carriage conservation status is made, presenting the reasons that make less and less to look at the “Vouguinha” as a credible alternative transport. This dissertation ends with the presentation of the Tram-Train system, describing their advantages and disadvantages as well as the rolling stock characteristics and the reasons that lead me to believe that its implementation would be an asset. In the third and last chapter, a general description of Sernada do Vouga is maked followed by an approach to the issues affecting the access road infrastructure. Some solutions that aim to address the identified problems are presented. In the last part of this dissertation a architecture / urbanism project to the station and factory complex of “Sernada do Vouga” is developed, explaining the concept from which it took options for intervention, based on the pre-existing, of which it do an accurate description.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28766
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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