Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28658
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueiredo, António José Barata-
dc.contributor.advisorSeverino, Vítor José Santos-
dc.contributor.authorLima, Luís Filipe dos Santos-
dc.date.accessioned2015-04-23T10:11:02Z-
dc.date.available2015-04-23T10:11:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLima, L. (2014). O Jovem Futebolista - uma proposta metodológica para o futebol de 11. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28658-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências do Desporto (Treino Desportivo Para Crianças e Jovens) apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractPensar a formação desportiva de crianças e jovens é, indubitavelmente, uma tarefa bastante complexa. Atualmente, em muitos clubes, os modelos explicativos para os sistemas de treino e competição começam a sofrer cada vez maiores influências científicas. No entanto, apesar do reconhecimento da importância do desenvolvimento multidisciplinar sustentado para o jovem futebolista, ainda são muitas as instituições que baseiam todo este processo no conhecimento empírico – esgotado em si mesmo devido à ausência de um programa ou linha orientadora. Parece evidente que a evolução do jovem atleta depende das condições de prática proporcionada. Neste sentido, afigura-se pertinente refletir. O presente trabalho assenta nesta lógica, assumindo igual importância devido à sua vertente orientadora no que ao treino desportivo de crianças e jovens diz respeito. Com a partilha deste guia orientador pretende-se provocar pensamentos críticos, ouvir opiniões diversas e evitar aplicações inconscientes, por parte dos mais variados interessados pelo treino de crianças e jovens (treinadores, formadores, dirigentes).A realização de uma proposta metodológica, parte constituinte do trabalho, é sustentada por uma revisão de literatura extensiva. Neste capítulo são abordados temas como a caracterização de cada uma das etapas de formação desportiva a partir da fase de especialização – futebol de 11. Essa caracterização é baseada a partir da centralização do jovem futebolista em todo o processo de ensino aprendizagem e pressupõe a evolução para uma lógica coletiva multidimensional- razão pela qual foi idealizado um modelo de jogo para um clube e sugeridas propostas de periodização por escalão e tarefas de aprendizagens. ABSTRACT Thinking about sports training for children is undoubtedly a very complex task. Nowadays, in many teams, explanatory systems for training and competition models are starting to suffer increasing scientific influences. However, despite recognizing the importance of sustainable multidisciplinary development of young footballers – exhausted itself due to the absence of a program or guideline. It seems clear that the development of the young athlete depends on the conditions provided for practice of the sport. With this in mind, it is pertinent to reflect. This paper is based on this logic, assuming equal importance due to its guiding strand concerning the sports training of children. By sharing this guideline we intend to awaken the critical thinking, listening to diverse opinions and avoid unconscious applications be the various stakeholders on what concerns training children and young people (coaches, trainers, managers). The making of a methodological proposition, a constituent part of this paper, is supported by an extensive literature review. In this chapter we talk about topics such as the characterization of each of the sports training steps beginning in the specialization phase – 11 football. This characterization is based on the centralization of the young footballer in the whole process of teaching and learning and presupposes the evolution to a multidimensional collective logic – main reason that made conceiving a model of game to a team and suggested propositions of time lining by echelon and learning tasks.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectFormação desportivapor
dc.subjectJovem futebolistapor
dc.titleO jovem futebolista : uma proposta metodológica para o futebol de 11por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341522-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6956-0514-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Mestrado Luís Lima.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

1,071
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

2,229
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.