Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28575
Title: Entre casa e cidade: o lugar interpessoal na casa primitiva do futuro
Authors: Domingues, Sara Inês Costa 
Orientador: Pousada, Pedro
Keywords: Sou, Fujimoto, 1971- obra; Casa; Cidade; Habitar
Issue Date: Dec-2014
Citation: Domingues, Sara Inês Costa - Entre casa e cidade: o lugar interpessoal na casa primitiva do futuro. Coimbra, 2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Que dificuldade é esta de o sujeito urbano se relacionar com o vizinho? De que forma evoluiu a conformação de cidade, de modo a permitir que a sociedade se alheasse da essência relacional? Porque a casa é arquitectura, e toda a arquitectura é cidade, a habitação unifamiliar também tem um papel definidor da forma e conteúdo urbanos, sendo, porém, frequentemente tida, pelas várias entidades actuantes da malha urbana, como uma peça isolada, concebida para servir interesses individuais admitidos pelo pensamento moderno. Pretende-se, portanto, explorar a qualidade de vizinhança com que a propriedade privada pode contribuir para o todo da cidade, sendo o espaço intermédio aquele que se situa entre público e privado, o meio eleito para dar forma ao livre arbítrio do habitante, no que toca à sua vontade pessoal de ser social ou recluso. Que forma pode este espaço assumir? Atenta-se no trabalho de Sou Fujimoto, desvendando potenciais da sua obra, que parte do homem primitivo para investigar como é que a arquitectura do futuro próximo pode evocar as suas necessidades primordiais de se relacionar com o outro.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28575
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Entre Casa e Cidade_Sara Domingues.pdf92.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

649
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

725
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.