Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28552
Title: O programa de apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego : um estudo de caso
Authors: Amaro, Patrícia Filipa Simões 
Orientador: Ramos, Luís Moura
Dinis, Márcio
Keywords: Empreendedorismo; Empreendedorismo de necessidade; PAECPE
Issue Date: 18-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Amaro, Patrícia Filipa Simões - O programa de apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego : um estudo de caso, Coimbra, 2015
Abstract: Este trabalho é o relatório do estágio curricular do Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado na JADRC, uma associação de desenvolvimento regional e decorreu de 1 de setembro a 19 de dezembro de 2014. O relatório começa por apresentar uma distinção entre empreendedorismo de oportunidade e empreendedorismo de necessidade, sendo dada uma maior importância a este último. O empreendedorismo de necessidade representou cerca de 26,2% dos novos negócios em Portugal, no ano de 2012. De seguida, para contextualizar o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, um programa público que incentiva a criação do próprio emprego como forma de reduzir o desemprego, será feito o seu enquadramento nas políticas ativas de emprego e uma breve apresentação do programa. No capítulo seguinte é feita uma descrição do estágio, começando com a apresentação da JADRC, das tarefas desenvolvidas durante esse período no âmbito do PAECPE e, para concluir, um balanço do estágio. Tendo por base a informação relativa aos promotores acompanhados pela JADRC, que criaram o próprio negócio ao abrigo deste programa, será feita uma análise das caraterísticas associadas à decisão de prosseguir para a criação de um negócio próprio e às caraterísticas associadas à sobrevivência destes negócios. Os resultados indicam que a idade influencia de forma positiva a decisão de prosseguir com o negócio, assim como a existência de experiência prévia na área do negócio criado e a pertença do negócio ao setor do comércio. Relativamente à decisão de manter o negócio, a influência das caraterísticas individuais foi inconclusiva e que a experiência prévia na área não parece ser suficiente como garante de continuidade.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Luís Moura Ramos e Márcio Dinis.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28552
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

806
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

754
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.