Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28510
Title: Guerras cambiais : passado, presente e futuro
Authors: Martins, Ana Rita Leitão Dias Cerveira 
Orientador: Duarte, António Portugal
Keywords: Desalinhamentos; Estacionaridade; Guerras cambiais; Paridade do poder de compra; Raiz unitária e taxa de câmbio real de equilíbrio
Issue Date: 11-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Martins, Ana Rita Leitão Dias Cerveira - Guerras cambiais : passado, presente e futuro, Coimbra, 2015
Abstract: Nos últimos anos, alguns países, principalmente da Ásia e da Europa, têm vindo a manipular a sua taxa de câmbio, mantendo-a abaixo do seu valor de equilíbrio, em resultado de sucessivas desvalorizações. Esse fenómeno foi denominado por Guerras Cambiais. Quando se discute este fenómeno, a análise centra-se necessariamente na economia Chinesa. Durante muitos anos a China manteve a sua moeda altamente subavaliada com o propósito de expandir as suas exportações e assim garantir o crescimento duradouro, ao mesmo tempo que afirmava uma (cada vez maior) hegemonia económica mundial. A política cambial adotada pela China teve impacto negativo noutros países, existindo um vasto leque de países que, por seu turno, apresentam taxas de câmbio altamente sobreavaliadas. Através da teoria da Paridade do Poder de Compra, procurou-se a estudar a relação de longo prazo dessas moedas (que apresentam desalinhamentos) face ao Renminbi, desde 1986 até 2014. Para o efeito foram realizados testes de raiz unitária e de estacionaridade ao comportamento das séries para analisar as suas características de estacionaridade. Concluiu-se na generalidade dos casos pela presença de desalinhamentos. Os resultados obtidos apontam para uma tendência de apreciação do Renminbi ao longo do período em análise. Contudo, numa análise mais fina, por subperíodos, conclui-se pelo esbatimento destes desalinhamentos desde 2008. A terminar o trabalho apresentam-se ainda algumas propostas de reforma do sistema monetário internacional, de modo a minimizar as consequências negativas de uma eventual guerra cambial na economia global.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Portugal Duarte.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28510
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de projeto _ Ana Rita Cerveira Martins.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

587
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

466
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.