Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28430
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
dc.contributor.authorTátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-03-02T19:00:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28430-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA escola como contexto fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e local privilegiado para os processos de socialização e de construção de identidade colabora assim para a organização do auto conceito. Este ambiente proporciona experiências que favorecem sentimentos de confiança e competência, mas também inversamente, para aqueles que sentem dificuldades na obtenção de resultados e no estabelecimento de relações, diminuindo assim o auto conceito. O percurso escolar é assim perspectivado como parte integrante da construção da experiência de vida de cada aluno, com implicações nas mudanças dos papéis que desempenham, rotinas, relações e na forma como percepcionam o mundo e a si mesmos. Neste sentido, a presente investigação pretendeu através de uma abordagem descritivo-correlacional de carácter quantitativo, analisar da relação entre auto conceito e auto estima, perspectivando a sua influência nas diferenças de género, retenções, habilitações dos progenitores e nas dificuldades de aprendizagem, em alunos que se preparavam para transitar de ciclo de ensino. Para o efeito, foi recolhida uma amostra composta por 126 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, a frequentarem o Agrupamento de Escolas da Mealhada, e residentes no mesmo concelho. Com a finalidade de obter os dados pretendidos, utilizou-se a escala de auto conceito Piers Harris e a escala de auto estima de Rosenberg e, como complemento da informação, recolhemos alguma informação sócio demográfica.por
dc.description.abstractThe school as fundamental to the development of children and adolescents and privileged place to the processes of socialization and identity construction context, collaborates for a good organization of the self concept. This environment provides experiences that promote feelings of confidence and competence, but also conversely, for those who have difficulty in achieving results and building relationships, thus decreasing self concept. The schooling is thus viewed as an integral part of the construction of the life experience of each student, with implications of changes in the roles they play, routines, relationships and the way they perceive the world and themselves. In this sense, the present investigation sought through a descriptivecorrelational approach of quantitative nature, analyze the relationship between self concept and self esteem, foreseeing its influence on gender differences, retention, qualifications of the parents and the difficulties of learning in students preparing to move from teaching cycle. For this purpose, a composite was collected by 126 students, of both sexes, aged between 14 and 17 years sample, to attend the Group of Schools of Mealhada, resident in the same county. In order to obtain the desired data, we used the scale Piers Harris self concept and self esteem scale of Rosenberg and to supplement the information we collect some information sociodemographic.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAuto-conceito, adolescentepor
dc.subjectAuto-estima, adolescentepor
dc.titleAuto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleAuto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridadepor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201445107-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Sandra Tátá.pdf623.35 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

2,148
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

437
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.