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Title: Filosofia e Psiquiatria: Loucura, dialéctica e liberdade. Da Antropologia de Hegel à abordagem crítica e fenomenológica da Psiquiatria no século XX
Authors: Caldeira, Rui Gabriel da Silva
Orientador: Ferrer, Diogo
Álvarez, Fernando
Keywords: Filosofia
Psiquiatria
Anti-Psiquiatria
Idealismo alemão
Fenomenologia
Hegel
Antropologia
Issue Date: 1-Dec-2015
Citation: CALDEIRA, Rui Gabriel da Silva - Filosofia e psiquiatria : loucura, dialéctica e liberdade : da antropologia de Hegel à abordagem crítica e fenomenológica da psiquiatria no século XX. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/28341
Abstract: O presente trabalho visa lançar um olhar crítico e reformador sobre o conceito de Loucura, desordem ou doença mental, dominante na Psiquiatria do século XX, que assenta na transposição para a vida mental, da ideia mecanicista da tradição cartesiana, que defende que o funcionamento do corpo se assemelha ao de uma máquina, tese, que faz da consciência, uma coisa, e do comportamento, um reflexo, ambos, explicados pelas mesmas leis do organismo biológico. Depois de introduzido um resumo histórico-filosófico desta disciplina, apresentamos o filósofo George W. F. Hegel, sustento da argumentação de que a loucura não se explica exclusivamente como disfunção fisiológica, a não ser nos casos de deficiência neurológica, antes, e caso não persista, é um momento, ou fase, constitutivo da actividade dialéctica, racional, do espírito, cuja liberdade para se auto-conceber não está, afinal, pré-determinada nas leis da neurofisiologia, doutrina, que verificamos na sua Antropologia, justamente, o estádio psíquico onde o espírito, da sua subordinação à corporalidade, inconsciente, se desenvolve buscando o auto-conhecimento, a consciência, que atinge depois de ter atravessado um momento de conflito interno, a loucura, efectivando-se, então, como Eu (ego). Na segunda parte do trabalho, na fenomenologia de Merleau-Ponty, um registro diferente do de Hegel, mas interior ao tema, consolidamos, agora já no século XX, que a consciência humana, não se reduz à caixa craniana, nem o comportamento a uma série de reacções automáticas, típicas do pensamento causal, enunciações que completamos com a exposição e reivindicações críticas por uma tradição de outros autores que estudam este tema contemporâneo da relação entre a Filosofia e a Psiquiatria.
The present thesis aims for a critical and reformer glance into the XXth century dominant concept of century dominant concept of concept of madness madness madness, mental illness illness/disorder /disorder /disorder supported supported supported on the mecanicist, cartesian on the mecanicist, cartesian on the mecanicist, cartesian idea, that supports that the human body works like a machine, supports that the human body works like a machine, perspective , perspective, perspective, that transposed to mental life, implies that conscience transposed to mental life, implies that conscience becomes a becomes a thing and behavior a reflex, both understood thing and behavior a reflex, both understood , both understood within the biologic the biologic the biological laws of the laws of the organism organism. After an historical- After an historical-philosophical summary about that philosophical summary about that discipline, psychiatry, we will introduce the philo discipline, psychiatry, we will introduce the philosopher that sustains sopher that sustains our reasoning, Georg W. F. Hegel, that madness our reasoning, Georg W. F. Hegel, that madness madness cannot be seen as cannot be seen as exclusively physiological disfunction, exclusively physiological disfunction, disfunction, unless for the neurologic less for the neurologic handicapted, rather, handicapted, rather, rather, it is a it is a it is a constitutive constitutive constitutive moment, or phase, , or phase, , or phase, within spirit’s reasonable dialectic activity s reasonable dialectic activity whose free, self-conception conception capacity, capacity, it’s not n europhisiological pre europhisiological pre europhisiological pre-programed, doctrine, within programed, doctrine, within his Anthropology, the psychic path, , the psychic path, c path, within wich, the wich, the wich, the spirit, bodily spirit, bodily dependent, unconscient, must dependent, unconscient, must cross, in order to know thyself; in order to know thyself; during that growing process, it must solve an internal conflict, madness, becoming conscient, madness, becoming conscient, I(ego). In the second part of this thesis, In the second part of this thesis, he second part of this thesis, from Merleau from Merleau from Merleau-Ponty’s phenomenological phenomenological standing standing standing point, a different different different philosophical philosophical philosophical mould, but within the same topic, we will consolidate t but within the same topic, we will consolidate t consolidate the s tatement that tatement that conscience is not stuck in the brain, as much as the behavior e behavior cannot be seen as just an cannot be seen as just an automatic reflex, automatic reflex, automatic reflex, thesis, prese thesis, prese thesis, present in the nt in the causality model causality model. Finally, we will evoke the critics . Finally, we will evoke the critics . Finally, we will evoke the critics and claims and claims and claims made by a tradition of other by a tradition of other authors that dedicate their authors that dedicate their authors that dedicate their studies studies studies onto the topic of Philosophy and Psychiatry. topic of Philosophy and Psychiatry.
Description: Tese de doutoramento em Filosofia, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28341
Appears in Collections:FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento

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