Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28142
Title: Identificação, organização e comunicação da informação em Arquivos: O fundo do Mosteiro de Jesus de Aveiro (1338-1873) incorporado no Arquivo da Universidade de Coimbra
Authors: Guedes, Gracinda Maria Ferreira 
Orientador: Freitas, Maria Cristina Vieira de
Gomes, Saul António
Keywords: Arquivística; Organização de arquivos definitivos; Diplomática arquivística; Mosteiro de Jesus de Aveiro (Portugal)
Issue Date: 29-Jan-2015
Citation: GUEDES, Gracinda Maria Ferreira - Identificação, organização e comunicação da informação em Arquivos : o fundo do Mosteiro de Jesus de Aveiro (1338-1873) incorporado no Arquivo da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Disponível na Internet em:<URL:http://hdl.handle.net/10316/28142>.
Abstract: A presente dissertação insere-se no âmbito da organização da informação arquivística em Arquivos definitivos, situando a sua problematização nos fundos incorporados aos Arquivos especializados sem um critério aparente de classificação e sem acompanhamento de instrumento de descrição fidedigno e elaborado à luz dos princípios da Arquivística. Partindo da abordagem teórica dos princípios e métodos adotados nesta área do saber, analisamos o processo de identificação dos fundos e dos documentos, a classificação, a ordenação e a comunicação da informação, com vista a avaliar a sua aplicabilidade e reconhecer as vicissitudes inerentes ao processo de organização de parte do fundo do Mosteiro de Jesus de Aveiro existente no Arquivo da Universidade de Coimbra. Para o estudo do referido fundo recorremos a uma metodologia de estudo de caso qualitativo. As recolhas de dados incidiram sobre: o contexto de produção da documentação; a análise diplomática arquivística da documentação; as funções e as atividades desenvolvidas; a organização original da documentação. A análise dos dados permitiu: reconstituir fases da estrutura orgânico-funcional do produtor, espelhando-a na estrutura do fundo; propor um quadro de classificação que servirá como instrumento de suporte à descrição desta fração do fundo em questão; alertar para as vicissitudes que desafiam o investigador e o arquivista, ao longo do processo, bem como para a importância capital que o rigor teórico e metodológico, bem como a normalização adquirem nas decisões que vão sendo tomadas em todas as fases. Deste estudo concluímos que a observância dos princípios basilares da Arquivística e a adoção da sua rigorosa metodologia contribuem de forma cabal para a “quase natural” (re)organização de fundos outrora desorganizados, trazendo à luz o seu contexto e a sua estrutura de produção. A presente investigação levou-nos, ainda, à formulação das seguintes recomendações, que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores desta classe de Arquivos: a pertinência de seguir as normas internacionais e os dispositivos normativos emanados das autoridades arquivísticas nacionais, de modo a criar instrumentos fiéis e autoexplicativos de descrição da informação; a necessidade de criar registos normalizados e disponíveis na Web, destinados a “reunir” virtualmente parcelas de um mesmo fundo dispersas por diversos Arquivos; a necessidade de fazer prevalecer o rigor metodológico, assente nos princípios científicos da Arquivística, sobre o empirismo, patente muitas vezes na atividade quotidiana do arquivista.
Description: Dissertação de mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media, apresentada ao departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28142
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 10

956
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 10

1,544
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.