Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28075
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa-
dc.contributor.authorPires, André Filipe Gama-
dc.date.accessioned2015-01-16T12:23:43Z-
dc.date.available2015-01-16T12:23:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPIRES, A. F. G. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso em Oliveirinha ao 7ºA no ano letivo de 2013/2014. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28075-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractDestacamos neste documento os aspetos mais relevantes deste ano de Estágio Pedagógico. O ano letivo que termina foi de extrema importância para a vida futura de um professor, pois todas as experiências concretizadas vão ter uma inegável influência na vida profissional de todos os que seguiram a área do ensino da Educação Física. Adquirimos e alicerçámos aprendizagens e conhecimentos que nos permitirão lecionar com mais segurança já que integrámos pedagogias adequadas a várias situações do processo de ensino-aprendizagem. Estabelecemos um contacto enriquecedor com todos os intervenientes educativos da escola e comprometemo-nos com o meio, circunstância essa que nos fez evoluir não só a nível profissional mas também a nível pessoal. O presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso em Oliveirinha, constitui uma análise pormenorizada da nossa atividade e uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida, tendo em conta os grandes domínios profissionais da prática docente: planeamento, realização e avaliação. Assim, referiremos as aprendizagens realizadas enquanto professor estagiário, a importância do compromisso com o ritmo das aprendizagens dos alunos, a inovação das práticas pedagógicas, as dificuldades e necessidade de formação, a análise da componente ético-profissional e as questões dilemáticas. Terminaremos com conclusões referentes à formação inicial, bem com o aprofundamento de um tema/problema “A inclusão/diferenciação pedagógica de alunos com Necessidade Educativas Especiais na aula de Educação Física”. The academic year that now ends was extremely important for my future life, as I have gone through several experiences that will certainly have a significant impact on my professional training within the area of Physical Education teaching. I have acquired learning and knowledge that will enable me to have a correct performance in the teaching-learning process. All the surrounding environment of the school, in which I’ve established a connection with all the people, has allowed me to evolve not only professionally, but also at a personal level. Thus, I would highlight in this document the most relevant issues of this year’s Pedagogical Training. In this regard, the final Pedagogical Training Report, which integrates the Studies Programme of the Masters Degree in the Teaching of Physical Education for Basic and Secondary School by the Faculty of Sports' Science and Physical Education of the University of Coimbra, developed at the Castro Matoso Basic School in Oliveirinha, constitutes a detailed analysis and reflection concerning the teaching practice that has been carried, considering the major professional areas of the teaching practice: planning, accomplishment and assessment. The learning experiences achieved as a trainee teacher will be mentioned throughout the document, as well as a reflection on the pedagogical teaching practice, the commitment to the students learning, the innovation of educational practices, the difficulties felt and the need for further training, the analysis of the ethical and professional aspects and the dilemmatic issues. I will conclude by referring to the findings regarding the initial training, as well as further considerations on the theme/problem “Pedagogical Inclusion/Differentiation of pupils with Special Education Needs in Physical Education classes”.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso em Oliveirinha ao 7º A no ano letivo de 2013-2014por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341077-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Final André Pires 2008021989.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

209
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

365
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.