Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28029
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013-2014 : motivação intrínseca e capacidade física percebida dos alunos nas aulas de educação física
Authors: Brandão, Luís Carlos Marques 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Brandão, L. (2014). Relatório final de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma B do 7º ano no ano letivo 2013/2014. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico representa o momento de convergência entre a formação teórica e o mundo real do ensino, tratando-se de um dos mais importantes marcos na vida profissional, uma vez que tem como objetivo favorecer a integração dos conhecimentos já adquiridos através de uma prática guiada e supervisionada. Após o término desta importante etapa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário ministrado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, surge a necessidade de realizar uma reflexão das práticas desenvolvidas, de modo a elucidar o percurso formativo realizado ao longo deste ano letivo junto da turma B do 7º ano da Escola Básica C/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo no ano letivo 2013/2014. Este documento consiste então na elaboração do Relatório Final do Estágio Pedagógico e está estruturado em três capítulos fundamentais. O primeiro faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde são apresentadas as expetativas iniciais, o projeto formativo e os elementos relativos às condições locais e, ainda os aspetos determinantes da relação educativa. No segundo capítulo é apresentada uma análise das práticas pedagógicas através da reflexão das atividades desenvolvidas e das aprendizagens conseguidas, e por fim, o terceiro e último capítulo, que está subjacente à exploração do tema/problema “Motivação intrínseca e Capacidade Física Percebida dos alunos nas aulas de Educação Física”. O aprofundar desta temática surge pela vontade de perceber a intensidade da motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física e de que forma esta motivação pode estar relacionada com as suas capacidades físicas percebidas. A abordagem deste assunto tem como objetivo fundamental, a melhoria da intervenção junto dos alunos com níveis de motivação inferior, adequando as minhas práticas pedagógicas à situação concreta. Os resultados revelaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os géneros, na dimensão “Competência” e entre os rapazes da turma do 7ºB, percecionados pelo docente como desmotivados, em relação aos restantes alunos, na dimensão “Pressão/Tensão”. Palavras-chave: Educação Física. Estágio Pedagógico. Processo Ensino-Aprendizagem. Planeamento. Realização. Avaliação. Motivação. VII ABSTRACT The Teaching Internship is the moment of convergence between theoretical training and the real world of teaching. It is one of the most important milestones in one's professional life, since it aims to foster the integration of acquired knowledge through a guided and supervised practice. This important step was taken under the Master Degree Programme in Primary and Secondary School Physical Education Teaching, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. Upon its completion there was a need to think through the developed practices in order to shed light on the educational journey followed with class 7 B of Escola Básica C / Sec. José Falcão (middle school) in Miranda do Corvo, along this academic year of 2013/2014. This is the Final Report of the Teaching Internship, divided into three main chapters. The first chapter describes the context of the teaching practice, including early expectations, the educational project, the details of the local conditions and the key points of the educational relationship. The second chapter introduces an analysis of pedagogical practices by looking into the activities conducted and learnings achieved. The third and final chapter focuses on the topic/issue "Intrinsic Motivation and Perceived Physical Competence of students in Physical Education classes". In-depth analysis of this theme is a direct consequence of the will to understand the intensity of student motivation towards the subject of Physical Education and how this might be related to their perceived physical competences. The ultimate purpose of addressing this subject is that of improving teacher intervention with less motivated students, by adjusting teaching practices to actual circumstances. Results highlighted statistically significant gender differences in terms of "Skill". Male students of class 7 B were perceived as being discouraged in terms of "Pressure/tension" when compared to other students.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28029
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_Luís_Brandão.pdf6.96 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

281
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

399
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.